Friday 19 February 2010

Aula 11/02/10

Feitas as apresentações e entendido o programa e método de avaliação da cadeira, estava na hora de começar a trabalhar. Sendo esta uma cadeira que se insere no mundo do estudo da comunicação digital a docente, Patrícia Dias começou por fazer uma introdução para clarificar, já à partida as principais diferenças entre os meios analógicos e os digitais. Depois de entendido que nos meios analógicos o conteúdo é processado e transmitido de forma continua, enquanto que no nos meios digitais de forma independente fomos analisar o modelo de Shannon e Weaver e perceber o porquê de este ser o modelo base da comunicação digital.

Relembramos ainda que aquando da percepção de um ruído que prejudicava a comunicação foi “criada” a redundância que é uma repetição de informações cuja função é proteger a mensagem de possíveis falhas. Para completar esta primeira parte, mais introdutória da matéria a docente falou-nos nas vantagens da comunicação digital como o seu efeito regenerador e a sua capacidade reprodutiva. Ainda neste campo das vantagens a docente falou-nos de um ponto interessante que consiste na capacidade da comunicação digital permitir romper o trade off tradicional entre richness e reach, isto é, a internet não se insere na ideia de que quanto mais rica a mensagem a menos pessoas ela chega e vice-versa.
Ainda antes de dar a aula por terminada demos uma vista de olhos num modelo linear às redes e reflectimos sobre o futuro da Web que de certo passará por ser mais inteligente, no sentido de ir ao encontro dos interesses do consumidor. Esta aula, embora com conteúdo primário foi muito importante para perceber os objectivos da cadeira e para ganhar bases que decerto serão extremamente úteis para o que daí vem.

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