Thursday 25 February 2010

Um Novo Modelo Social e Comuncacional

A quarta aula de Comunicação Digital, de dia 17 de Fevereiro, foi leccionada com o apoio bibliográfico de dois Autores:

Manuel Castells, sociólogo catalão e Gustavo Cardoso, sociólogo português.

O ponto fundamental desenvolvido ao longo da aula, foi a relação actual e em constante transformação, entre Sociedade e Comunicação.

Actualmente, devido à intensa utilização dos meios de comunicação, vivemos numa sociedade centrada na Comunicação, o nosso modelo económico assenta na informação e comunicação. (relação entre comunicação e sociedade actual, informação retirada dos slides apresentados na aula)

Segundo o conceito desenvolvido por Castells, Sociedade em rede, há uma complementaridade entre tecnologia e Sociedade. Abordando inicialmente este conceito e algumas das suas características, a professora desenvolveu ao longo da aula, mais pormenorizadamente a obra de Gustavo Cardoso, sociólogo que desenvolveu as ideias de Castells, aplicando-as aos media no contexto comunicacional português.

Como influenciam os media a Sociedade em rede? (Gustavo Cardoso)

Selecciono algumas das características (leccionadas em aula) dos novos media, que marcam este novo tipo de sociedade:

. Internet (simultaneamente meio de comunicação interpessoal e de massas).

. Alteração da percepção do tempo e do espaço, novas formas de interagir com os utilizadores.

. Nova forma dos utilizadores consumirem os media, o consumo depende daquilo que queremos consumir (consumo por objectivos/interesses). Em relação a este ponto, é importante relacionar com a ideia de Gustavo Cardoso, e citá-lo, “os media não actuam isoladamente mas sim em conjunto”… na actualidade os consumidores “combinam media na procura” de prazer, de satisfação, consoante os seus interesses e necessidades.

Tendo em conta o consumo interactivo e articulado entre tecnologias, conteúdos e apreensão que cada indivíduo faz, Gustavo Cardoso propõe um novo modelo comunicacional: Modelo articulado em rede.

Este modelo articula comunicação de massas, comunicação interpessoal e comunicação de um para muitos. Esta ideia implica, que cada indivíduo, sendo receptor ou emissor, utilize vários meios de comunicação diariamente, e que o meio utilizado dependa da mensagem que se pretende transmitir e a quem se destina. Deste modo, Cardoso segue de novo a linha de pensamentos de Castells que defende:“a mensagem é o meio”.

130307028, turma 2

No comments:

Post a Comment