Monday 22 February 2010

Aula 4-Um novo modelo social e comunicacional

Hoje em dia vivemos numa sociedade em que a comunicação é indispensável e faz parte dos nossos hábitos diários, tendo por isso uma maior influência na sociedade e esta na comunicação. São estas as ideias gerais dos conhecidos sociólogos Gustavo Cardoso e Manuel Castells.

Com o avanço tecnológico surgem novos e diversos meios de comunicação que aliados a valores sociais de liberdade e de necessidade básica, que as pessoas têm em comunicar criam um modelo social em rede.

Como exemplo podemos olhar para a internet e mais especificamente para as redes sociais (ex: facebook, myspace...)

Segundo o autor Gustavo Cardoso, os mais recentes e inovadores meios de comunicação diferem bastante dos tradicionais, na medida em que qualquer individuo pode facilmente publicar conteúdos através dos vários meios disponíveis. O autor identifica a Internet como sendo a primeira tecnologia capaz de ser simultaneamente um meio de comunicação interpessoal e de massas.

Abordamos ainda na aula 4 três principais tipos de Media, sendo estes a Macromedia (infra-estrutura que suporta todos os outros); Mesomedia (controlados pelo governo ou grandes grupos económicos e geram grande mobilização social) e por fim a Micromedia, que é controlada por agentes singulares (ex: computador, CD, Internet).Os diferentes tipos de Media são utilizados conforme o fim a que se destinam, mas devemos olhar para eles como sendo complementares e não como tecnologias isoladas. A forma como os utilizamos depende do local em que estamos ou das deslocações que fazemos, por exemplo podemos ler o jornal enquanto ouvimos rádio ou navegar na Internet enquanto assistimos a um conteúdo televisivo, o que prova que os diferentes meios não são substituíveis. Para Gustavo Cardoso a comunicação digital é sintética e em rede, designado por “um modelo comunicacional que não substitui os anteriores modelos, antes os articula, produzindo novas formas de comunicação, permitindo também novas formas de facilitação de empowerment individual e consequentemente de autonomia comunicativa.” Para finalizar, a grande verdade deste tipo de comunicação é a interacção no nível de massas, podendo cada individuo ter a possibilidade de interactividade nos diversos meios de comunicação.


Catrin Staiss - 130308017

No comments:

Post a Comment