Saturday 20 February 2010

Aula 4 – Um Novo Modelo Social e Comunicacional – Turma 2

Na sociedade contemporânea em que vivemos, podemos afirmar que a mesma nasce na comunicação, ou seja, a comunicação tem um papel central e de extrema relevância. Esta comunicação é mediada, por meios de comunicação cada vez mais actualizados, que vão proliferando até em países de menor desenvolvimento.
No que diz respeito à relação entre os media e a sociedade, podemos destacar a sua complementaridade e interactividade.
De modo a se entender esta temática, abordou-se em aula dois autores: Manuel Castells e Gustavo Cardoso.
Manuel Castells aborda a sociedade em rede, tendo como paradigma a internet, onde a crise económica dos anos 70 (onde houve a aplicação de novas tecnologias para resolver a mesma), somando aos valores sociais de liberdade individual e comunicacional que despoletaram nos anos 60 e ainda os avanços tecnológicos na informática e nas telecomunicações (anos 70), foram condições decisivas para o configurar desta sociedade em rede.
Castells enumera 7 características desta sociedade em rede: 1 – Paradigma tecnológico da informação, no que se refere às TIC e sua generalização na sociedade; 2- Nova economia, com base nos serviços e na informação; 3 – Espaço de fluxos e 4 – Tempo Atemporal, associado às novas tecnologias, que criam uma nova geografia (ex.: loja, não ser só algo físico, ao ter um site há a criação de um espaço virtual), e um tempo imediato, é algo instantâneo; 5 – Cultura da virtualidade real, uma cultura que é uma mistura do que é real e físico e do que é virtual; 6 – Fragmentação política, onde as fronteiras do Estado-Nação são postas em causa, devido a uma grande dependência de uma economia global e 7 – Redefinição de identidades, onde o processo de globalização tem como consequência o afastamento de uma identidade localizada, pois estamos cada vez mais presentes numa cultura global, que é homogénea. A diversidade existe mas não é tão acentuada.
Quanto a Gustavo Cardoso, este debruça-se nos novos media, recentes e inovadores, que introduzem mudanças significativas na sociedade, havendo um empowerment pessoal, cada pessoa tem um maior poder e de escolha. Cardoso faz uma divisão entre Macromedia (mais abrangentes e globais como a internet), os Mesomedia (controlados pelo governo ou grupos económicos, como a imprensa) e os Micromedia (controlados pelos utilizadores, como o computador). Estes diferentes tipos de mediação têm diferentes papéis em sociedade. Os media vão assim actuar em conjunto, nunca actuam isoladamente, sendo objecto de apropriação social em função de determinados objectivos que se tenha. Desta forma, falamos em uma articulação em rede entre os diversos media e a apropriação que é feita entre os indivíduos da mesma, conferindo à pessoa maior poder. Cardoso elucida-nos para o modelo comunicacional que é a comunicação sintética em rede, que não elimina ou exclui os outros modelos, antes os articula, proporcionando, como já foi referido, o empowerment individual.

Inês Patrícia 130308043

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