Sunday 9 May 2010

As Empresas e os Media Sociais

Na sua obra SocialCorp: Social Media goes Corporate, Joel Postman propõe um novo conceito e uma concepção revolucionária em termos de comunicação empresarial. O autor define SocialCorp como uma forma de comunicação imediata que permite às empresas uma maior divulgação da sua identidade e dos seus produtos (ou serviços), assim como uma reformulação das suas relações com os clientes e outros públicos fundamentais ao seu crescimento. Postman defende que a utilização das redes sociais como o Twitter ou o Facebook pelas empresas poderá resultar em inúmeros aspectos positivos e contribuir, em última análise, para o seu crescimento.
Ao fundamentar a sua concepção, Postman dá o exemplo de vários casos de sucesso, destacando-se a Zappos, a Will it Blend e a Dell.

O Director Geral da Zappos, marca associada ao fabrico de sapatos, experimentou criar um blogue associado ao site da empresa, sendo este constantemente actualizado, informando funcionários e os clientes em simultâneo. Com o sucesso deste blogue, o DG começou a apostar no Twitter como forma de comunicação interna, alcançando um impacto bastante positivo junto dos funcionários. Também a Dell procurou fortalecer a comunicação interna da empresa, criando a plataforma idea storm com o objectivo de favorecer a troca de ideias e o brainstorming entre todos os funcionários. Já a Will it Blend, através da divulgação de vídeos cómicos no YouTube, conseguiu desenvolver o impacto da marca, atingindo novos públicos e aumentando a sua posição no mercado.

Os casos divulgados por Postman são exemplos do sucesso do SocialCorp, não só ao nível da divulgação das marcas no mercado mas, fundamentalmente, em termos de comunicação interna. O autor vai mais longe, identificando outras vantagens que advém da fusão entre as empresas e as redes sociais. Em primeiro lugar, as plataformas online permitem obter informação facilmente, em bases de dados – quanto tempo é que os utilizadores passam nos sites; quais os hábitos dos clientes; quais os seus conteúdos de eleição – tornando possível para a empresa ir de encontro aos interesses dos seus clientes e alcançar novos targets. Também se verifica uma maior eficácia comunicacional – apesar da forma de comunicação mais eficaz ser face-a-face, os media sociais permitem uma comunicação bastante rica ao nível do conteúdo (vídeos, imagens, etc.), causando impacto junto de um grande número de indivíduos.

O controlo da mensagem também é apontado por Postman como uma característica essencial. Actualmente, com as novas tecnologias, torna-se difícil controlar os comentários dos consumidores. Apesar de não poderem evitar as observações negativas, as empresas podem ser participativas e dar a sua versão dos factos aos clientes. Se uma empresa estiver atenta, pode conhecer as opiniões mais autênticas dos clientes e, assim, melhorar os produtos, sem qualquer custo. Há o feedback dos consumidores, que resulta numa relação mais próxima entre a empresa e o cliente. Hoje em dia, os consumidores prezam fundamentalmente a transparência e a autenticidade da organização, visto que as fronteiras entre as vidas públicas e privadas estão cada vez mais frágeis e, naturalmente, todos os acontecimentos chegam ao conhecimento da população.

Postman afirma que a empresa tem que assumir uma estratégia global. A imagem tem que ser simétrica, tanto online como off-line: coerência é um factor essencial. Para o autor, empregar os social media nas empresas requer criatividade. A empresa tem de estar a par das novidades para poder comunicar com eficácia.

Na minha opinião o SocialCorp mostra-se fundamental no panorama evolutivo das empresas. Todas as vantagens unidas a esta nova concepção tornam perceptível a importância que as redes sociais assumiram na actualidade, sendo o seu contributo essencial para o desenvolvimento das organizações e para o aprofundamento das relações entre clientes e funcionários. A comunicação interna, factor basilar para o funcionamento de uma empresa, é evidenciada por Postman como um dos principais pontos que poderá beneficiar deste novo conceito, permitindo uma maior partilha comunicacional entre funcionários.

Penso que todas estas vantagens enumeradas por Postman serão o futuro do funcionamento empresarial.
Carlota Morais Pires, nº 130308010
(Comentário da Aula, 05/05/2010)

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