Wednesday 26 May 2010

Aula de dia 26 de Maio - Turma 2


O Google Maps apresenta-se como um serviço de pesquisa gratuito que permite a visualização na Web de mapas e imagens via satélite, fornecido pela empresa Google. Actualmente, o serviço disponibiliza mapas e rotas para qualquer ponto dos Estados Unidos, Canadá, Europa, Austrália e Brasil, entre outros. Para além disto, também podemos encontrar nesta página imagens via satélite de todo o mundo. Com a possibilidade de fazer zoom nas grandes cidades, como Nova Iorque, Paris e São Paulo.

A empresa do Google Maps também introduziu o Local Business Center. Esta ferramenta permitiu que qualquer empresa pudesse introduzir o seu registo, e que assim fosse facilmente encontrada pelos usuários no Google Maps. Neste registo das empresas pode-se encontrar informações sobre os horários de atendimento, formas de pagamentos, logótipos e fotos.

E é na óptica dos benefícios para as empresas que eu irei continuar a minha síntese, tal como Joel Postman havia dito: “We’re still in the early days of adoption of social media, but clearly it’s time for business people to join in the revolution and reap benefits.” Não existir numa plataforma da internet é como não existir. É hora de os empresários começarem a participar na revolução tecnológica e “colher os frutos” desta fusão.

Não é por acaso que este autor continua:“latest generation of network-based applications and content that have brought about a revolution in participatory communications, building communities and creating and sharing information.” As redes sociais vão desencadear um ciclo vicioso sobre a exploração destas ferramentas, na medida em que mais comunicação participativa, gera mais construção de comunidades e mais criação e partilha de informação.

Podemos apontar várias vantagens que resultam desta prática, o fácil acesso à informação, uma maior percepção da marca, dada a comunicação ser one-to-many (maior envolvimento), uma maior eficácia comunicacional, pois resulta numa comunicação mais íntima, logo com maior facilidade de atingir os alvos pretendidos (maior envolvimento e proximidade). Outras vantagens são o enriquecimento da comunicação que a Web 2.0 permite ao possibilitar colocar vídeos, fotos e podcasts (experiência comunicacional mais rica), e o facto desta ferramenta possibilitar medir o tráfego de utilizadores, bem como o registo do comportamento destes.

Assim sendo, o futuro das empresas passa pelos meios sociais e vice-versa. A velocidade, o envolvimento e a “Wild Wild West” são inerentes à própria sobrevivência das empresas no mercado.

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