Thursday 20 May 2010

Entretenimento, Ficção e Blogs

Hoje, às 10h, na sala 352, começou a primeira apresentação dos trabalhos finais.
Quem começa a apresentar é a Rita, que vai fazer uma introdução ao trabalho, relembrando os conceitos dados na aula. Entre a sociedade em rede até à comunicação digital, passando pelos conceitos de premediação e remediação, terminando no conceito de Castells: Mass Self Comunication.
Segue-se a Mariana. Entramos no conceito de Cultura de Virtualidade Real.
Agora é a vez da Joana Jesus. Entramos no mundo do ciberjornalismo. Apropriando-se da tecnologia, o ciberjornalismo veio alterar a produção do discuros jornalístico, que teve que se adaptar a este novo meio interactivo. De facto, o novo ambiente online caracteriza-se pela instantaneidade, que acaba com o "deadline" convencional; pela interactividade e participação activa do utilizador e hipertextualidade, que destrói as noções convencionais de tempo e espaço dos media tradicionais e introduz a leitura não linear. A blogosfera, o universo dos blogs, tem vindo a crescer à velociadade da luz. Os principais atractivos parecem ser o imediatismo, o mediatismo (rápida repercussão na mediesfera) e a globalização da mensagem. Para além dos citizen jornalists, existem, ainda blogs sob a forma de diário privado, com textos literários, de intervenção cívica, sobre a actualidade, de discussão politica, sobre cultura, fotografícos, suportes de artigos jornalisticos.

Contudo, a nossa análise debruça-se sobre blogs ficcionais. Particularmente blogs que se apropriam de conteúdos de ficção televisiva.
Entramos assim, nos casos práticos e Joana Almeida tem a palavra. Gossip Girl e Sonhos de Luciana são os dois blogs escolhidos. O primeiro, da personagem da serie americana gossip girl, e o segundo da personagem Luciana, da novela brasileira Viver a Vida.
Ambos são escritos por personagens. Ambos levantam questões sobre as quais é necessário reflectir. Destacando o blog de Luciana, este possui um caracter informativo e ficcional. Informativo visto ser utilizado como meio de informação à cerca da doença da personagem. Ficcional visto contribuir para o avanço da trama narrativa.
Escritos na primeira pessoa do singular levam a uma reflexão sobre até que ponto uma personagem ficiticia em Televisão se pode tornar real na Internet.

Tal como estamos agora a debater em turma,
Terminamos o nosso post com um convite a quem quiser reflectir sobre o tema nos comentários.

No comments:

Post a Comment