Wednesday 26 May 2010

Aula do dia 26-05-2010 - Trabalho de Grupo - "A presença de Marcas na Internet"

Na aula de Comunicação Digital de 26-05-10 tiveram lugar três apresentações. Deste modo irei realizar o resumo de uma delas cujo tema é a presença de marcas na Internet. O trabalho tem início com uma citação de Gustavo Cardoso, “Novos media induzem mudanças sociais significativas na percepção do tempo e do espaço, na gestão do quotidiano e nas novas formas de interagir com os utilizadores (Empowerment)” ,com esta citação pretende-se perceber a nova posição ocupada pelas pessoas perante os novos media.
É neste seguimento que as minhas colegas caracterizam o novo perfil do consumidor que assume um papel activo no mercado. Este novo consumidor é mais informado e exigente, ganha voz com as novas tecnologias e assume o controlo das situações.
Para além das alterações no perfil do consumidor, a comunicação também adquiriu novas características: o mercado e o consumidor exigem respostas rápidas e a internet e os novos media disseminam informação muito mais rapidamente e para um maior numero de pessoas.
Através da internet as pessoas procuram interesses comuns e complementares, trocar informações e conhecimentos, relacionarem-se com outras pessoas, divertirem-se e entreterem-se, e participar activamente em questões on-line. Estamos, então, perante uma comunicação one-to-many e one-to-one onde o acesso aos disseminadores de informação mais influentes é mais fácil permitindo assim um maior envolvimento. É também, neste seguimento, apresentada a ideia de “It´s a small world after all”, pois a cadeia de conhecidos que nos ligam a qualquer pessoa no mundo é genericamente curta.
No trabalho é apresentada a ideia de Monitoramento que permite encontrar o “boca a boca” virtual e determinar a presença digital da companhia (negativa, positiva ou neutra), bem como quem fala sobre a marca, produto ou serviço. Monitorar permite à empresa encontrar novas possibilidades de comunicação com públicos diversos, melhorar o posicionamento da empresa, identificar crises antes que elas aconteçam, etc.
Para que o monitoramento se faça de forma adequada é necessário entender a dinâmica e a especificidade de cada rede, respeitar sempre o usuário, conquistar a confiança da audiência, trabalhar com transparência, etc.
Depois de terem sido abordadas temáticas como as alterações nos consumidores e na comunicação e o monitoramento, foram apresentados vários casos onde a presença da marca na internet foi relevante para mesma tanto de forma positiva como negativa.
A Volkswagen foi um dos casos abordados, e foram apresentados um exemplo nagativo e um positivo da presença da marca na internet. O primeiro exemplo dado foi o caso de um cliente da marca que feriu o dedo num carro da linha Fox. Após este caso ter sido conhecido surgiram mais sete, e este assunto foi referido em 60 blogues, em 135 tópicos de discussão discussão do Orkut e foram criadas 200 mil visualizações em diversos vídeos relacionados.
Outro dos casos referente à Volkswagen foi o caso “Steffany e o Cross Fox”. Este caso consistiu num vídeo que surgiu no YouTube e que se tornou super conhecido. Este vídeo foi feito por uma rapariga chamada Steffany e no vídeo ela aparece a guiar o Volkswagen Cross Fox, fazendo com que as vendas deste modelo aumentassem com a visualização do vídeo. Assim o YouTube foi uma óptima campanha de divulgação da marca.
Para além do caso Volkswagen, foram também apresentados outros casos como o da DELL, Domino´s Pizza, Starbucks e a Philips.
Inês Matoso 130307108

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