Friday 28 May 2010



Resumo da aula do dia 26 de Maio de 2010:

Na passada aula do dia 26 de Maio de 2010, quarta-feira, tivemos a oportunidade de assistir a três apresentações de trabalhos de grupo, sendo que um dos grupos abordou o tema da Publicidade de Empresas e Marcas nas Redes Sociais.

Desta forma, o grupo começou por contextualizar a era digital contemporânea, explicitando a importância da web 2.0 relativamente ao surgimento das redes sociais, e enfatizando o facto de o utilizador assumir, nos dias de hoje, um papel activo no espaço cibernético, na medida em que é simultaneamente receptor, emissor e criador de conteúdos.

Segundo um estudo realizado pela Marktest em 2008, as redes sociais contam já com 2,5 milhões de utilizadores em Portugal. Considerando que estas redes são autênticas plataformas de partilha e difusão de informação, devido à rapidez e facilidade com que a informação circula, e uma vez que a publicação de conteúdos tem um custo zero, as redes sociais acabam por servir de campo ideal para a actuação dos meios publicitários.

Neste sentido, as redes sociais traduzem-se em potenciais oportunidades de negócio para as empresas, na medida em que lhes permite divulgar um produto/marca de uma forma mais fácil, rápida e eficaz. Por outras palavras, a grande adesão por parte das pessoas a estas redes, nas quais se verifica uma grande circulação de publicidade relativa a produtos/marcas, acaba por facilitar a interactividade entre os utilizadores e os conteúdos publicitários. Por sua vez, este aproveitamento por parte das empresas, no que diz respeito às possibilidades comerciais e comunicacionais disponibilizadas pelas redes sociais, remete para o conceito de SocialCorp.

Tal como foi referido pelo grupo, 44% dos utilizadores das redes sociais são fãs de marcas, sendo muitas vezes os próprios a criar páginas de fãs dessas mesmas. No entanto, apenas um quinto das marcas considera as redes sociais como um elemento central da sua estratégia de marketing. Quanto às vantagens de se fazer publicidade através das redes sociais, estas consistem na quebra da barreira geográfica; numa relação mais próxima e directa entre o cliente e a empresa; no facto de ser economicamente vantajoso; na possibilidade das empresas fazerem estudos de mercado de uma forma mais rápida e concisa; no facto de a publicidade nas redes sociais ser mais eficaz do que em sites; e, por último, na possibilidade de haver um feedback imediato por parte dos utilizadores face aos produtos/marcas em questão.

Para terminar, foram dados alguns exemplos de marcas cuja publicidade nas redes sociais tem alcançado resultados, tais como a TAP, a Merry CupCakes, a Nike, a Optimus, a Coca-Cola e a Starbucks, sendo usual que as marcas criem nas redes as suas próprias páginas. Em relação a Portugal, embora o mercado ainda explore pouco as redes sociais, as empresas mais pequenas e mais recentes tendem a ver nestas redes uma boa oportunidade de divulgação dos seus produtos.

Maria Malheiro - 130307011 (T1)

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