Sunday 30 May 2010

Resumo da aula do dia 26 de Maio – Apresentação

A primeira apresentação desta aula consistiu numa abordagem ao tema “Publicidade de empresas e marcas nas redes sociais”.

Os alunos começaram por fazer a relação com a matéria, referindo, em primeiro lugar, a Web 2.0 como uma segunda geração do mundo global e digital da internet, predominada por novas estruturas, aplicações e possibilidades onde prevalece a partilha de informação. Assim, podemos dizer que o Homem participa activamente nesta Web 2.0 pelo facto de ser um utilizador como receptor, emissor e criador de conteúdos. Esta ideia remete-nos para a citação de Tim O’Reilly, "é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência colectiva", tal como os meus colegas mencionaram.

No que diz respeito ao segundo ponto, a tecnologia digital, começaram por um contexto actual dizendo, segundo a comscore.com, que cerca de 4 milhões de lares em Portugal já têm acesso à internet e que nove em cada dez empresas também têm acesso à internet, conforme o INE (Instituto Nacional de Estatística).

Outro aspecto importante é o facto de os media sociais, enquanto plataformas de conhecimento e partilha de informação, proporcionarem transparência, imediatismo e autenticidade. Assim, é de aludir ao facto de, as redes sociais contarem já com 2,5 milhões de utilizadores em Portugal, segundo a Marktest, colocando-nos em terceiro lugar nos países que mais aderem a este serviço.

Relativamente às redes sociais é necessário salientar que estas consistem na comunicação mediada através da internet e que são constituídas por um conjunto de relações estabelecidas pelos utilizadores entre si. Segundo Castells, Uma rede é um conjunto de nós interligados. As redes são formas muito antigas da actividade humana, mas actualmente essas redes ganharam uma nova vida, ao converterem-se em redes de informação, impulsionadas pela Internet”.

Após este tema, os alunos articularam a publicidade nas redes como uma oportunidade de negócio para as empresas, permitindo-lhes dar a conhecer o seu produto de uma forma mais fácil, rápida e eficaz. Devido à grande adesão por parte das pessoas às redes sociais, existe uma grande circulação de publicidade face às marcas e produtos, o que facilita a que haja uma interactividade entre os utilizadores das redes sociais face aos produtos. Foi através deste conceito que os alunos enquadraram vários exemplos como: a Tap; Merry CupCakes; Facebook; a Coca-Cola e o Starbucks.

Considerando a empresa Coca-cola, esta possui um site oficial no Facebook com um aspecto que difere das páginas habituais e, em vez de ser utilizado para a publicidade directa, é mais direccionado para a cultura da Coca-cola.

Tendo em conta o exemplo do Starbucks, esta é a empresa de maior sucesso nas redes sociais onde fazem publicidade constante a novos produtos como, o Starbucks Card que gerou a primeira página no Facebook. Esta empresa, com as redes sociais, permite aos fãs partilharem a sua experiência Starbucks, não esquecendo de fazer actualizações constantes.

Para concluir, o Twitter e o Facebook ganham cada vez mais adeptos nas empresas e as marcas criam cada vez mais páginas oficiais nas redes sociais, o que permite às empresas receber feedback dos seus clientes. O mercado em Portugal ainda explora pouco estas redes sociais, pois existe uma falta de reconhecimento da importância e potencialidade destas redes.

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