Monday 7 June 2010

Comunicação e práticas sociais no espaço urbano: as características dos

Este artigo de André Lemos, Professor associado da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia– Brasil, descreve algumas características dos telemóveis, definidos no mesmo como “Dispositivos Híbridos Móveis de Conexão Multi-rede”.

Num momento em que tanto se fala de convergência das tecnologias, André Lemos refere que “o telefone celular é a ferramenta mais importante de convergência mediática hoje”. Actualmente, os telemóveis permitem executar variadas funções ao mesmo tempo. Estes dispositivos móveis permitem ao seu utilizador conversar, produzir informação (texto, imagens e sons), conectar-se à Internet, entre outras funcionalidades. Todavia, estes equipamentos instituem uma socialização efémera, ou seja, a comunicação é fugaz.

Zygmunt Bauman, sociólogo polaco, estuda este tipo de relacionamento e, principalmente, a sociedade contemporânea designando-a como a Era da Incerteza, marcada pelo conceito de Liquidez. Desta forma, as mudanças sociais são mais rápidas, pelo que as estruturas sociais não têm tempo de “solidificar”. Assim sendo, os indivíduos têm que encontrar novas referências, adaptando-se a tempos de incerteza e mudanças constantes.

Ao que habitualmente chamamos de telemóvel é um “Dispositivo (um artefacto, uma tecnologia de comunicação); Híbrido, já que congrega funções de telefone, computador, máquina fotográfica, câmara de vídeo, processador de texto, GPS, entre outras; Móvel, isto é, portátil e conectado em mobilidade funcionando por redes sem fio digitais, ou seja, de Conexão; e Multi-redes, já que pode empregar diversas redes, como: Bluetooth e infravermelho, para conexões de curto alcance entre outros dispositivos; celular, para as diversas possibilidades de troca de informações; internet (Wi-Fi ou Wi-Max) e redes de satélites para uso como dispositivo GPS”.

O telemóvel também permite criar formas de apropriação do espaço público. Desta forma, o projeto “Mobotag. Connecting your city with mobile tags”, por exemplo, permite que, por envio de e-mail, qualquer pessoa possa anexar informação a um espaço urbano. Ou seja, qualquer pessoa pode fazer anotações electrónicas, que consistem no mapeando do território, produzindo e disponibilizando informações sobre um lugar.

Em suma, cada fotografia, SMS ou vídeo produzidos em aparelhos móveis criam uma temporalidade curta de contacto social. Ou seja, tecnologias móveis e sem fios estimulam novos e velhos rituais sociais: troca de informações, cooperação entre os indivíduos, reforço da coesão e práticas comuns sociais.

Para mais informações:

http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/DHMCM.pdf

No comments:

Post a Comment