Friday 11 June 2010

LITERATURE AS MEDIATION, 18 de Março, 2010

Imaging literature: Foer-s, extremely Loud and Incredibly Close and the Remediation of 9/11

A conferência é num primeiro momento conduzida pela Dra. Diana Gonçalves, e centra-se, tal como explícita o título da mesma, no acontecimento de 11 de Setembro de 2001 em Nova Iorque.

Foi salientado durante o seu discurso que muitas vezes revive-se acontecimentos traumáticos do passado como forma de lidar com o presente. É através das imensas imagens, testemunhos e literatura que existe um reviver do passado como forma de fuga para “exorcizar” traumas e simultaneamente como forma de deixar representado e marcado estes acontecimentos às gerações futuras. Esta tragédia do 11 de Setembro tal como tantas outras tornam-se então numa experiência visual, ou seja, as imagens são a chave para a compreensão do impacto de uma catástrofe. Possibilita viver sensações e momentos, mesmo a quem de facto não as vivenciou; permite uma falsa vivência em poder estar “presente” naquela determinada situação. Estas catástrofes tornam-se importantes porque são vistas. Neste contexto, o conceito de experiência visual é fulcral pois muitas vezes é difícil ou impossível transpor memorias para o papel, facilitando assim uma melhor compreensão. Ao longo do discurso a Dra. Diana foca que nestas tragédias existe uma dicotomia entre a vida e a morte, devido às muitas pessoas que vivenciaram sobreviveram ao acontecimento.

Em tom de comparação foram recordados outros acontecimentos tal como os ataques a Pearl Harbor e o lançamento das duas bombas atómicas no Japão em Hiroshima e Nagasaki. Estas tragédias tiveram uma grande cobertura por parte dos media e foram vividas e ultrapassadas pelo mundo inteiro de forma colectiva, através da televisão, literatura, fotografias, cinema, etc. Concluindo, os media fazem destes acontecimentos, acontecimentos mediáticos.

Diana Gonçalves - 130307005

No comments:

Post a Comment