Saturday 5 June 2010

Relatório sobre a palestra de 18 de Março de 2010

O tema da palestra é “Where local memories go in the global flow of news.

O primeiro explicou-se o que é a “Memória, Mediação e Trauma”. A Memória funciona de dentro para fora do ser humano. A Memória é um conteúdo inerente a qualquer sujeito, não é uma forma.

Fez-se um contraponto com o fenómeno da Mediação com o da Memória. A Mediação é exterior ao sujeito, é um fenómeno amplo nas sociedades globais, uniforme, devido ao seu carácter de actividade exterior ao sujeito, e sobretudo sincrónico, pois para haver Mediação terá de haver duas partes com um objectivo.

Desenvolveu-se a questão do Trauma. O Trauma manifesta-se em hesitação e em contradição nas acções humanas.

As Memórias de acontecimentos passados muitas vezes estão alojadas no seguimento global noticioso que poderá levar a alguns problemas do foro da edição jornalística como a Minimização, a Substituição, o Deslocamento e o Transporte.

A Minimização tem que ver com o problema de se utilizarem memórias para noticiar determinado acontecimento posterior à própria memória, os fenómenos como a substituição de conteúdo e deslocamento de informações e das caracteristicas únicas de detreminado acontecimentos para uma memória já existente, são problemas inerentes ao uso das memórias como formas de noticiar

Podemos salientar que em termos de edição jornalística, Memória, Mediação e Trauma podem funcionar com elementos causadores de problemas como focalização em acontecimentos passados à própria noticia, favorecer um acontecimento singular em detrimento da dinâmica múltipla originada pela própria notícia, sublinhar o passado em vez dos acontecimentos recentes, desprezar o carácter local de determinda noticia em favor do uso de uma imagem icónica global já conhecida das pessoas a quem se dirige a informação.

Marta Alexandre - 130308117 - T1

No comments:

Post a Comment