Friday 11 June 2010

Resumo aula dia 20 de Maio


Aula do dia 20 de Maio de 2010

Na aula deste dia foram apresentados dois trabalhos de grupo nos quais os temas foram: “O facebook como novo meio de divulgação das empresas” e “Jornalismo móvel”. No primeiro tema, a apresentação iniciou-se com a definição de SocialCorp, por Joel Postman. De facto a popularidade do facebook é enorme e a sua proliferação para as empresas cada vez é maior. Para as empresas o fazerem o grupo apresentou 3 etapas: Etapa 1-Construir uma reputação de competência, Etapa 2: Procure os seus clientes e a Etapa 3- Aprenda dos outros. As vantagens de uma empresa ter uma presença nesta rede social é o facto de ter uma maior interacção com os clientes, de certo modo uma comunicação “contagiante”, é uma forma de comunicação diferente e desta forma conseguem obter novos clientes. Pelo contrario existem também dificuldades nesta vertente, a necessidade de constante actualização, a indispensabilidade de consistência e o menor controlo das informações da empresa são problemas que as empresas enfrentam quando se estabelecem neste meio de comunicação. De acordo com os gráficos apresentados constatamos que é nos Estados Unidos onde existe uma maior proliferação deste meio de comunicação.

Na segunda apresentação iniciaram por demonstrar a evolução dos telemóveis ao longo tempo, dividindo em primeira, segunda e terceira geração e fizeram a apresentação da evolução dos serviços que os telemóveis forneciam ao seu utilizador. Discriminando estes serviços: SMS, WAP e GPRS fizeram uma aproximação da sua função. De acordo com as funcionalidades do telemóvel surge então o jornalismo móvel no qual exemplificaram com o exemplo do projecto “Nokia Mobile”, do “El País” que lançou versão 3g no iphone, “Telecinco” que desenvolveu dois sistemas para receber noticias e conteúdos desportivos e o “Onda cero” que criou programas para o iphone e ipod touch. Concluindo o telemóvel é uma vantagem de comunicação mais rápida, uma nova ferramenta para o jornalismo e uma forma de estar ligado ao mundo.

Luís Miguel Fevereiro 130308114

1 comment:

  1. Estes dois trabalhos de grupo que abordam “o facebook como novo meio de divulgação das empresas” são sem dúvida uma questão que pertence ao futuro e inovação das empresas que ao longo do tempo tendem a ganhar mais notoriedade e facilidade em comunicarem com os clientes através das redes sociais, tal como o facebook. Esta rede social permite às empresas uma maior proximidade e rentabilidade, pois é lhes possível publicitar a sua marca de forma gratuita.
    Neste novo mercado empresarial são visíveis grandes empresas mundiais, tais como, a TAP, Coca-Cola, Galp, Zon, entre outras. Estas empresas têm em consideração outra característica bastante interessante, nomeadamente, a possível divulgação das suas marcas para todo o mundo. As empresas usufruem do potencial do facebook, tal como de outras redes sociais, como meio de estudos de mercado, com uma maior rapidez e sem custos adicionais.
    É de salientar que o facto do número de utilizadores aumentar só faz com que seja inevitável às empresas estarem presentes na rede social.

    ReplyDelete