Saturday 5 June 2010

A Sociedade em Rede em Portugal, 2008



No dia 12 de Maio foi-nos solicitado, na aula de comunicação digital, uma análise de diversos textos que abordavam a penetração da música, cinema, telemóveis e televisão em Portugal.
Segundo o texto que nos foi concedido - A Experiência Televisiva na Sociedade em Rede- pudémos constatar que o sector televisivo estará sempre sujeito a constantes alterações que pretendem corresponder à dinâmica do mercado e do consumo. Como tal, a televisão é uma tecnologia que se encontra numa permanente adaptação ao mundo actual, influenciando assim a nossa experiência televisiva ( podemos ver televisão através de computadores e telemóveis). Passa a existir uma alteração das nossas regras sociais de visionamento televisivo.
No texto em questão, encontramos três subtítulos que nos exlicam, de forma minuciosa, o verdadeiro impacto da televisão em Portugal, sendo eles: As Plataformas de Acesso, Consumos de TV e por fim as Percepções sobre a Regulação e a Qualidade de Experiência Televisiva. Seguindo esta linha de raciocínio, a principal ideia a reter no primeiro subtítulo é a de que 99,9% dos portugueses possuí pelo menos um televisor em casa. No segundo subtítulo - Consumos de TV- pode-se observar um decréscimo no número de horas televisivas visionadas e que o sexo feminino consome televisão de uma forma mais intensa que o masculino. Ainda dentro deste subtítulo, podemos destacar que a ordem dos programas preferidos da população começa pelas notícias, seguidas do desporto, filmes, telenovelas, documentários e séries. Por fim, no que concerne ao último subtítulo, podemos salientar a falta de conhecimento, por parte dos utilizadores, sobre a legislação do sector televisivo e a avaliação que os consumidores fazem dos programas.
Por último, a conclusão a que chegamos ao ler este texto é a de que a televisão começa a perder o seu poder congregador sendo substituído por uma autonomia concedida ao utilizador. A lógica de consumidor é substituída pela do prosumer.

No comments:

Post a Comment