Friday 11 June 2010

Resumo 2 de Junho T2

Na última aula do semestre foram apresentados 3 trabalhos de temas bastante distintos entre si. Cinema, Blogs e Música. Tudo bem que a união desses 3 temas culminaria num resultado bastante agradável aos nossos tempos ociosos dispendidos na internet. Mas por hora isso não vem ao caso.

O trabalho sobre cinema, intitulado “Cinema on the line?”, procurou explicar como a sétima arte tem lidado com o impacto das novas tecnologias. Para isso fez uma abordagem da história e evolução do cinema, bem como sua actual relação com as redes sociais.

Na sua digressão sobre o tema chamo a atenção para um ponto em específico desse contacto Cinema vs. Novas tecnologias – a convergência do broadcasting para o narrowcasting. Ou seja, a valorização de uma difusão selectiva em detrimento de uma difusão de massas.

Por fim vale mencionar algumas redes sociais de conceitos muito interessantes sobre cinema apresentada ainda pelo grupo.

Mubi

Jaman

Touscoprod

Sobre os Blogs, tivemos a oportunidade de ver um trabalho muito feliz na escolha de sua temática. Com o título “Weblogs – um recurso no novo paradigma educacional . A utilização dos weblogs por parte dos jovens universitários”, o grupo deu uma amostra muito bem conseguida de como os as novas tecnologias, nomeadamente os Blogs, podem alterar paradigmas educacionais de longa data.

Inicialmente com uma abordagem histórica, o grupo apresentou o batismo dos Weblogs em 1997 por Jorn Barger; a sua emergência em 2000 graças a softwares como Pitas e Blogger; e sua mudança de nome para Blog, realizada por Peter Merholz.

Abordando as principais potencialidades relacionados ao uso dos Blogs no contexto educacional, o grupo apontou caracterírticas como: fácil criação, organização e gratuidade; extensão da sala de aula; bom exemplo de micromedia; e complementariedade entre sociedade e tecnologia.

Como parte final do trabalho, o grupo procurou refutar as hipóteses defendidas com a apresentação de um inquérito centrado no universo dos jovens e a ultilização que estes fazem dos Blogs.

O último trabalho do dia tratou de um tema do quotidiano da maioria dos jovens da sociedade actual – A Música Digital. Intulado “Música 2.0 – Relatório da Obercom e Digital Music Report” o trabalho inseriu-se basicamente sobre os dados desses dois relatórios a cerca da utilização que os jovens, hoje, fazem da Internet para contactar com a Música, nomeadamente a figura dos downloads.

Concluímos assim, portanto, que...

A vida deveria ter trilha sonora,
O Blog é o mais novo melhor amigo do homem,
E o Cinema...Ahh...O Cinema....


=P 130306127

No comments:

Post a Comment