Friday 11 June 2010

“Where Local Memories Go In The Global Flow Of News”

O ciclo de conferências The Arts of Mediation decorreu nos dias 17,18 e 19 de Março na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica, em Lisboa. Este evento, que contou com a participação de oradores nacionais e internacionais, tinha por objectivo apresentar várias perspectivas da arte de mediação na sociedade em que vivemos.

A sessão “Where Local Memories Go In The Global Flow Of News”, de Barbie Zelizer tinha como objectivo analisar um estudo de caso.

Numa primeira fase, Zelizer tentou esclarecer o significado de três conceitos relacionados com o tema da conferência: memory, mediation e trauma. Depois disto, analisou estes três conceitos como um todo e percebeu-se que não existia nenhuma ligação entre eles.

Seguidamente, Barbie Zelizer mostrou algumas imagens para introduzir o tema do colapso do comunismo, onde estabeleceu a diferença entre o Este e o Oeste. Relacionado com o tema do colapso do comunismo deu o exemplo da Hungria e das revoluções existentes até se conseguir estabelecer a liberdade dos Media neste país.

Para finalizar a conferência, Barbie Zelizer deixou no ar uma frase que achei bastante interessante: “Through which parameters can, does and should memory travel as news?”

Joana Miranda (T2)

130307102

No comments:

Post a Comment