Thursday 10 June 2010

Os efeitos dos (Novos) Media com o Ciberjornalismo: Reflexão Crítica

Na sequência da abordagem ao ciberjornalismo e após o contacto com os efeitos e consequencias dos novos media tido em aula é, a meu ver, tão importante como interessante elaborar uma reflexão crítica sobre a actual influência dos media na nossa sociedade. Se vivemos sob o paradigma da individualização e se os novos media têm vindo a obrigar a uma reconfiguração das práticas jornalistas, questiono-me: será que os efeitos dos media nos dias de hoje não serão cada vez mais limitados?
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De facto, o novo ambiente online caracteriza-se pela instantaneidade, interactividade, participação activa do utilizador e hipertextualidade, que destrói as noções convencionais de tempo e espaço dos media tradicionais e introduz a leitura não linear. Assim, e consequentemente, num espaço infinito de ciberblogs, as agendas mediáticas electrónicas dos novos media perdem a possibilidade de controlar o que os leitores devem ler ou saber. A máxima «nós escrevemos, vocês lêem» passa a fazer parte do passado (Canavilhas) e, se nos anos 60 Umberto Eco sugeriu a noção de «obra aberta», esta premissa pode ser hoje recuperada com o hipertexto, que possibilita a desconstrução da informação pelo utilizador que elabora uma leitura personalizada. Num mundo que tende a ser mais transparente, na medida em que «o acesso às fontes agiliza-se, e as trocas com os leitores são exponenciadas, facto que fragiliza o jornalista» (Anabela Gradim), os efeitos dos media são, a meu ver, cada vez mais limitados. Na minha opinião, hoje em dia a comunicação digital e a convergência permitem-nos ter a oportunidade de fugir às agendas mediáticas e de encarar os media como um contributo à nossa informação, esclarecimento, cultura e lazer.
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Assim, penso que a teoria do Agenda-Setting tem vindo a perder influência para o leitor que, independentemente das ofertas que os media lhe dão, usufrui das novas oportunidades que a internet e o ciberjornalismo lhe disponibilizam.
Joana Jesus, T1
N.130307004

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