Friday 11 June 2010

O facebook como meio de divulgação de empresas e o Jornalismo Móvel

Resumo 20/05/2010

Na aula de dia 20 de Maio assistimos a duas diferentes apresentações relativas ao Facebook como meio de divulgação de empresas e sobre jornalismo móvel.
Quanto à primeira apresentação, foi introduzida primeiramente a noção de SocialCorp que acaba por ser pertinente uma vez que é esta forma de comunicação imediata que permite às empresas uma maior divulgação da sua identidade e produtos. Sendo o Facebook uma empresa líder na inovação, que apresenta um extraordinário número crescente de utilizadores, esta rede social acaba por ser uma plataforma perfeita para a divulgação de uma empresa. Para tal as empresas necessitam de construir uma reputação de competência, procurar clientes e aprender com os outros, sendo que podem retirar daqui várias vantagens, desde uma maior interacção com os clientes, até à diversificação de comunicação e aumento de leque de clientes. Ainda assim, enveredar neste tipo de divulgação apresenta algumas complicações desde uma necessidade de constante actualização, uma necessidade de definição de permissões até à existência de um menor controlo da informação da empresa. A interactividade entre utilizadores do Facebook e empresas é enorme e está em constante crescimento. Pudemos constatar vários casos de sucesso através dos exemplos dados como a Zon, a Adidas ou mesmo a Red Bull. O Facebook acaba por ter um papel fundamental na criação da imagem de uma marca e na divulgação da mesma.
Seguidamente assistimos a uma apresentação sobre jornalismo móvel e a crescente importância do mesmo. A nível introdutório, percebemos a evolução do telemóvel, de geração para geração e a introdução de novos serviços, sendo que o telemóvel deixa de ser utilizado somente para chamadas e mensagens e passa a ter um carácter mais informativo e até mesmo lúdico. Assim introduz-se a ideia do telemóvel como vantagem na comunicação (forma de estar ligado ao mundo) e como ferramenta de jornalismo – ideia de jornalistas móveis. Para melhor compreender esta realidade foram-nos apresentados alguns exemplos desde o projecto Nokia Mobile até às inovações desenvolvidas pelo jornal El Pais, a Telecinco ou até mesmo a Onda Cero. Conseguimos perceber assim que cada vez mais o telemóvel tem uma relação muito próxima com os media e que se tem vindo a tornar indispensável.

1 comment:

  1. Sendo o Facebook a rede social com mais utilizadores e tendo um crescimento de 3% por semana, é natural que cada vez mais as empresas se sintam seduzidas a se integrarem nas mesmas. Como diz a minha colega Catarina Girão, é uma “plataforma perfeita para a divulgação de uma empresa”, na medida em que esta se envolve mais na comunidade em que está inserida e transmite uma imagem de criatividade e actualidade. Há também uma maior proximidade, envolvimento e interactividade com os clientes, e também é uma aposta no aumento da sua carteira de clientes.
    Na referida aula foram dados exemplos de grandes marcas a nível mundial e de como elas conseguiram obter ainda mais reputação e atingir um mais vasto leque de clientes. Contudo, penso pertinente referir a importância de pequenas e médias empresas, e de como a sua introdução em redes sociais como o facebook é vital na sua divulgação, mais ainda que as grandes empresas, de que foram caso de estudo em aula. Dou como exemplo a entrada no Facebook de um ginásio da zona onde vivo: ginásio Sport City. É uma pequena empresa, numa localidade pequena, e ao se introduzir no Facebook tem revitalizado a comunidade offline que agora interage online. O ginásio, não só promove os seus eventos, como também faz com que as pessoas comentem os mesmos, dêem sugestões, falem com os instrutores, etc. E em menos de um mês já alcançou quase 100 utilizadores, o que, dado o tamanho do ginásio e da localidade em questão, é um êxito a nível empresarial, a meu ver.

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