Sunday 6 June 2010

Google Maps


O Google maps é um serviço de pesquisa, visualização de mapas e de localização de sitios, como hotéis e restaurantes, criado pela Google. Esta aplicação tanto pode ser útil a um nível pessoal como pode deter um importante papel para as organizações nesta era digital.

A um nível pessoal o Google maps possibilita a cada individuo ver mapas, caminhos, trânsito, postar fotografias de locais para que outros possam "descobrir" cidades desconhecidas, como também contribuir com informações que possam ser úteis para os citadinos.
Quanto à sua utilização a um nível organizacional, o Google maps permite às empresas posicionarem-se criando uma maior acessibilidade e contacto com os clientes. A aplicação por parte das organizações caracteriza-se então pela sua transparência e imediatismo devido à constante circulação de informação, e conectividade com o cliente. Observa-se deste modo, uma sinergia entre as empresas e o Google maps.
Através desta ferramenta presencia-se assim a existência de um prosumer, uma vez que o consumidor tem um papel dinâmico e activo na comunicação, sendo o receptor e emissor da mensagem simultânamente, como também da presença de uma mass self comunication já que todos podem produzir e alterar conteúdos, existindo um constante update de informação ao nível das massas. O serviço Google maps eventualmente veio influenciar a forma como pensamos, interagimos e encaramos as ditâncias, acabando por vezes por oferecer um falso conhecimento e criar uma dependência tecnológica.

1 comment:

  1. O google maps surgiu como uma inovação na comunicação. Começou com um objetivo pessoal, em que o usuário ia em busca da localização de algum sitio. Porém hoje em dia,vem sendo cada vez mais utilizado por organizações como forma de divulgação.
    Assim, possibilitando a apoximação de empresas com o seu público,já que é possivel anunciar e localizar as mesmas neste sitio.
    Este serviço traz uma certa comodidade ao seu usuário e de certa forma abrange mais conhecimento para quem utiliza.

    ReplyDelete