Friday 26 March 2010

Arts of Mediation com a Mestre Patrícia Dias



Decorreu entre os dias 16 e 19 de Março de 2010 o Ciclo de Conferências intitulado Arts of Mediation, organizado pelo Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, na Universidade Católica Portuguesa.


No dia 18 de Março, pelas 11h30, deu-se, na sala Sony, uma sessão presidida por Martin Zierold sobre O Uso Social da Tecnologia (The Social Use of Technology).


Dos três temas abordados na sessão, o que mais despertou a atenção foi o estudo The New Media and the Mediation of Corporate Visual Identity: A Portuguese Case Study, da Mestre Patrícia Dias.


O seu estudo aborda a recente tendência de renovação da imagem e identidade corporativa das grandes empresas portuguesas.


Patrícia Dias aplica o conceito de McLuhan relativamente aos media Hot and Coll aos logotipos de diversas empresas, como por exemplo os CTT, a TMN e a EDP. Chegando à conclusão que a maioria delas preferia os seus logotipos Coll, quer seja pela eliminação de muitos pormenores como pela utilização de cores que causem alguma intriga quando visualizados.


Assim sendo, a adequação da temperatura favorece uma comunicação de sucesso.


Marshall McLuhan desenvolve a sua teoria, essencialmente, na década de 70 e refere-se a uma nova era histórica, a Era Electrónica, marcada pela criação e desenvolvimento do telégrafo e associada a um desenvolvimento dos sentidos como o tacto, a audição e a visão.


Deste modo, McLuhan refere-se aos media dominantes como coll, pois estimulam a instantaneidade, a espontaneidade, a intuição e a emoção. Além disso, o autor aborda a ideia de aldeia global que, graças a esta aproximação e espontaneidade das relações humanas, facilita as comunicações e faz com que todos estejam constantemente informados.

No comments:

Post a Comment