Tuesday 23 March 2010

News as a Blurred Genre: The Contemporary Transformation of Journalism, Michael Schudson

Foi na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa que, entre 17 e 19 de Março, decorreu a conferência The Arts of Mediation. Centrada fundamentalmente em questões actuais na área da comunicação e cultura, a conferência contou com a colaboração de diversos oradores de referência, terminando com a palestra de Michael Schudson. O professor norte-americano abordou as mudanças sofridas pelo jornalismo no contexto da sua migração para o digital, reestruturação económica e adaptação aos públicos da contemporaneidade, elucidando aspectos que se têm vindo a verificar desde o início do século XXI.


O aparecimento da Internet foi um marco revolucionário no percurso dos media. Múltiplos estudiosos previram o fim do jornalismo, afirmando que este seria substituído por uma nova era comunicacional e os seus gadgets multifuncionais. Segundo Schudson, a World Wide Web terá sido um ponto de viragem para o jornalismo tradicional, na medida em que facilitou o consumo e a produção de informação, alterando as possibilidades existentes até então: os conteúdos tornaram-se gratuítos e de acesso instantâneo, verificando-se uma erosão do tempo e do espaço reais.

Os bloggers passaram a assumir um papel de mediadores entre o público e o material noticioso, publicando comentários, vídeos e imagens em suporte digital. A quantidade de informação disponibilizada acabou por possibilitar o desenvolvimento e expansão do jornalismo amador que, reúnindo cada vez mais leitores interessados e seguidores assíduos, acabou por criar autênticas microcomunidades online, conceito explorado por Schudson na sua última obra e frisado pelo orador no decorrer da palestra.

Schudson, no entanto, não encara o amadorismo como um pólo de concorrência ao jornalismo tradicional: o professor considera que o percurso do jornal em papel não está ameaçado pela sua versão online, sendo o contributo dos bloggers fundamental para a criação de uma base de dados conjunta, que possibilite a partilha de informação.

Não esquecendo as dificuldades económico-financeiras que têm afectado os media nos últimos anos, Schudson encara o digital como uma fonte geradora de emprego para os jornalistas mais jovens e para todos os profissionais desempregados. A conjuntura criada pelo aparecimento das novas tecnologias e pela crise económica que tem vindo a afectar o mundo ocidental, forçou a necessidade de reestruturar o modelo jornalistico tradicional: à formação dos futuros jornalistas foi adicionada uma vertente comercial; os media foram repensados e reestruturados de modo a satisfazer os novos públicos, interessados em conteúdos breves, concisos e gratuítos.

O orador concluí então que nos encontramos perante o melhor modelo jornalístico de sempre e, embora reconteça que este tem contribuído para a diminuíção do número de redacções, caracteriza-o como sendo mais cooperativo, independente e adaptado ao cidadão contemporâneo.


Carlota Morais Pires
130308010 Turma 2



No comments:

Post a Comment