Saturday 20 March 2010

Arts of Mediation com Richard Grusin



"Mediation begins with body".
Esta foi uma das primeiras frases transpostas por Richard Grusin no dia 17 de Março na conferência de Arts of Mediation iniciada pelo keynot speaker Richard Grusin, professor na Wayne State University. A mediação mobiliza a sociedade, controla-a,contudo, ao mesmo tempo transmite-nos uma certa segurança.

A segurança foi de facto um ponto fulcral na conferência de Richard Grusin. Após 1990 a emergência fortissima de segurança das tecnologias assustou a sociedade, uma vez que sentiam que o seu espaço privado estava a ser invadido. Quando o facebook, msn mensseger e outros meios tecnológicos de comunicação entraram nas nossas casas, o grau de aderência não foi tão elevado como se pretendia, pois foi um choque para a população, e ao mesmo tempo era um meio tecnológico desconhecido para as mesmas.


Grusin, quis chamar a atenção para a presença das TIC, já que estas servem para antecipar algo, como por exemplo receber uma mensagem no nosso telemóvel dizendo que recebemos um e-mail. Por outro lado, é certo que as tecnologias não puderam prever os ataques terroristas, pois ainda não estamos totalmente equipados para tal, porém um dos objectivos é saber o que vai acontecer antes de acontecer. Isto transmitiria, sem duvida, uma gigantesca segurança aos cidadãos. E nos dias de hoje, sem nos apercebermos, este objectivo já está implicitamente a actuar, é visível por exemplo em lojas na qual se encontra uma placa dizendo " Sorria está a ser filmado". Isto é precisamente um meio para prevenir assaltos e transmitir a segurança aos clientes, este acontecimento é designado, segundo Grusin, premediation. Ou seja, a antecipação de gestos face à tecnologia previne o choque, dando segurança - o gesto da mão ao ir agarrar o telemóvel descreve uma antecipação daquilo que vou fazer: usar o telemóvel.


Nós seguimos a premediação quer numa estreia de um filme, ao sairem os traillers, quer ao estar a ver o google maps para saber onde é uma faculdade, quando por vezes se encontra do outro lado da rua. Com a premediação podemos ter segurança ou até mesmo antecipar um acontecimento, contudo é com ela que nos esquecemos do mundo exterior e nos agarramos de tal forma ás tecnologias que nem nos apercebemos daquilo que se passa ao nosso redor. Grusin, refere que é através da premediação que nos sentimos seguros e que vivemos o nosso dia a dia sem medos.

No comments:

Post a Comment