Tuesday 30 March 2010

Arts of mediation - Meaning(s) and Mediation. [T2]

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Católica Portuguesa, organizou o programa Arts of Mediations, que consistiu na execução de vários seminários sobre o tema que o título deixa transparecer: a mediação.
Este programa realizou-se durante três dias consecutivos - 17, 18, 19 de Março e tal como solicitado, assisti ao seminário Meaning(s) and Mediation, durante o qual prestei especial atenção ao discurso da professora Carla Ganito - The Mobile Phone as Technology of Premediation.
Este discurso, retratou o telemóvel como uma tecnologia de premediação que cria um social bound, representanto uma espécie de canivete suíço sem o qual nos sentimos perdidos. ( exemplo do telemóvel W508 - telemóvel fictício que serviria todas as nossas necessidades). Tal como Castells concluíu, o telemóvel é um indicador da sociedade em rede, cujo uso estabelece um nó na sociedade, um nó que pode criar ou recriar novas redes dependendo da forma como utilizamos a tecnologia em questão. Esta é utilizada como um instrumento de segurança, dado que nos permite uma permanente ligação a tudo, oferecendo uma interacção em que o uso ultrapassa o contexto.
Através desta palestra pude concluir que, tal como Humberto Eco e a professora Carla Ganito constatam, as tecnologias possuem diferentes usos que não podem ser previstos. Estes dependem dos seus usuários, que actualmente tendem a assumir cada vez mais um papel de prosumers, um papel que explica o porquê da ineficácia das video-conferências e em contrapartida o sucesso das mensagens escritas.

No comments:

Post a Comment