Friday 26 March 2010

O uso social da tecnologia - mediação gerada pelo utilizador


No passado dia 18 de Março, realizou-se a conferência The Social Use of Technology, tendo como orador o Professor Gonçalo Silva, docente da UCP - Faculdade de Ciências Humanas, abordando incisivamente a mediação gerada pelos utilizadores das plataformas digitais na resolução de situações de conflicto, como alternativa válida aos tradicionais métodos e instituições de mediação, que necessariamente envolvem a intervenção de elementos exteriores ao processo de negociação. Esta conferência inseriu-se no cômputo geral do evento conferencial Arts of Mediation, que teve lugar entre os dias 17 e 19 de Março nos espaços da Universidade Católica Portuguesa.

A era da Web 2.0 veio proporcionar novas possibilidades de mediação em situações de disputa e conflictos, excluindo a necessidade existir uma terceira entidade exterior que supervisione ou medeie o desenrolar do processo, conferindo então maior relevância ao papel do utilizador no meio digital e ás novas tecnologias. Este facto levou a que, segundo o Prof. Gonçalo Silva, se verificasse um certo empowering dos próprios utilizadores das plataformas digitais.

Como tal, esta deslocação do meio onde se procede à mediação dos processos de resolução de disputas veio proporcionar uma nova forma de interacção social e uma deslocação dos processos de mediação dos tradicionais tribunais e instituições para novas plataformas digitalmente interligadas, presentes no universo da Web 2.0.

Esta resolução online de conflictos e disputas traz como principais vantagens a sua rapidez, viabilidade económica e satisfação mais directa dos interesses dos intervenientes, pois não requer qualquer presença de uma terceira entidade mediadora, que detém inevitavelmente um certo carácter de exterioridade em relação ao processo de negociação.

Assim, a mediação de conflictos e disputas poderá no futuro ser cada vez mais gerada pelos utilizadores das plataformas e meios digitais, assistindo-se já actualmente à formação de novos moldes de uma justiça social como alternativa às estruturas convencionais.

O carácter acessível e participativo da Web poderá ser um enorme impulsionador destes novos ditames de negociação e mediação, que só o futuro nos esclarecerá acerca da sua sustentabilidade e utilidade.

No comments:

Post a Comment