Wednesday 24 March 2010

Arts of Mediation com Richard Grusin

Entre os dias 17 e 19 de março ocorreu na faculdade de Comunicação Social da Universidade Católica Portuguesa o seminário Arts of Mediation, cujo o objetivo principal era abordar questões relacionadas a comunicação, mediação e cultura.

A primeira palestra realizada foi com o professor e escritor Richard Grusin, da English at Wayne State University. Autor do livro Premediation: Affect and Mediality in America after 9/11, Grusin destacou que a media, mais precisamente a Internet, tem um papel cada vez mais importante na sociedade, servindo de premediação de eventos futuros.

Afirma que as redes sociais traz um sentimento de segurança para pessoas. Empresas vêem tem como objetivo criar um lugar para que aparente seguro para que as pessoas sintam-se confortáveis para expor suas credenciais. As transações em medias de rede, tais como Facebook, YouTube, SMS, são encorajadas pela intensificação e mobilização do sentimento de prazer entre as pessoas criando uma comunicação individualmente e coletivamente.

Sendo assim, a estratégia de premediação é utilizada para mobilizar indivíduos a se sentirem coletivos em uma sociedade de segurança. O que acaba por incentivar a interação e a comunicação na Web.

No comments:

Post a Comment