Thursday 25 March 2010

Arts of Mediation com Michael Schudson

Nos dia 17 a 19 de Março ocorreram as conferências intituladas de "Arts of Mediation" na Universidade Católica Portuguesa. No último dia, um dos orados foi Michael Schudson, o qual procurou explicitar as mudanças sofridas no jornalismo devido à sua intergração no mundo digital.

Segundo, este ilustre professor, a internet veio facilitar a produção, distribuição e consumo de informação, tendo aqui os blogs um papel crucial na medida em que, através deles o público consegue interagir com a informação/notícia, o que conduz a um "novo" passo no jornalismo: o amadorismo. Hoje em dia, o jornalismo já não é tão simples pois, agora qualquer pessoa pode ser um "jornalista" na medida em que, há a diferenciação entre jornalismo profissional e jornalismo amador.

Mas Shudson vê o amadorismo com um complemento ao jornalismo profissional na medida em que, muitas vezes uma notícia só é desenvolvida porque o indivíduo X em estava no lugar Y com a sua câmara de filmar e, conseguiu captar a imagem, enviando de seguida para o media.

No comments:

Post a Comment