Friday 26 March 2010

«Arts of Mediation» sobre a Violência Cultural

No dia 17 de Março de 2010, tivemos na UCP mais uma vez como oradora convidada Ana Bela Ramos Morais, da FLUL, com o tema da sua tese de doutoramento: Representations of the Hero and of the American stereoptypes in Contemporary Cinema.

A intervenção focou-se na questão da violência no cinema, e para esta análise a oradora apoiou-se em casos concretos de filmes como American Beauty (1999), Dogville (2003) e A History of Violence (2005), cujos enredos reflectem sobre a cultura norte-americana enquanto metáfora para fachadas encantadoras recheadas de interiores negros.

Adicionalmente, e visto que o cinema é um meio de comunicação social que permite um maior e melhor conhecimento de nós mesmos, Sam Mendes, Lars von Trier e David Cronenberg, mostram nas suas obras cinematográficas como a ausência de comunicação pode afectar a representação do herói americano no cinema, chegando mesmo a confundi-lo com o antagonista. Frequentemente, os filmes que mais profundamente analisam a sociedade americana não são realizados por cineastas americanos, como é o caso dos já acima referidos em que é demonstrada a tendência para a americanização cultural - observada um pouco por todo o mundo desde a Segunda Guerra Mundial.

Finalmente, é possível afirmar que os meios de comunicação social e cultural são veículos (por excelência) da violência potencial na representação dos estereótipos culturais americanos, embora o cinema e as séries televisivas tenham o papel de protagonista na transmissão dessa mesma violência cultural.

No comments:

Post a Comment