Wednesday 17 March 2010

O futuro nos media? - Mediação e Premediação na Universidade Católica Portuguesa


No dia 17 de Março de 2010, na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, teve lugar uma conferência chamada Arts of Mediation iniciada pelo keynot speaker Richard Grusin, professor na Wayne State University.

A sua dissertação Premediation, Affect and the Antecipation of Security revelou-se bastante interessante, no sentido em que revelou, ao público mais curioso que assistia, as ideias principais do último capítulo do livro, a ser publicado no próximo mês de Abril, Premediation: Affect and Mediality in America after 9/11.

O discurso, baseado no seu conceito de Premediação, entreabriu a porta às suas mais recentes reflexões sobre os media e as suas actuações desde o 11 de Setembro na América. De facto, Grusin explicou que, nos dias que correm, a incerteza e o medo são uma das principais preocupações dos media, que procuram através da antecipação de acontecimentos avisar e aquietar a população. Hoje, a mediação, apoiada cada vez mais nos novos media, incide mais no que vai acontecer do no que já aconteceu ou está a acontecer.

Se, antigamente, a máxima Carpe Diem fazia parte do quotidiano de muitas pessoas, hoje os cidadãos do mundo preferem “prever” o futuro para, de alguma forma, atenuar o medo da incerteza sentido por todos nós.

No comments:

Post a Comment