Thursday 25 March 2010

Jonathat Safran Foer- "Extremely Loud & Incredibly Close"

Enredo desta obra centra-se em Oskar Schell, no sei pai falecido no ataque às torres gémeas e nos seus avós sobreviventes do holocausto. A catástrofe que aconteceu no World Trade centre foi algo que foi experienciado e vivido não apenas por quem estava presente no local na altura, mas por todas as pessoas do mundo, através de imagens ou narrações.

Nesta obra o autor usa varias imagens para fazer com que toda a história se aproxime mais com a realidade. Um marco para o autor foi sem duvida a perda do pai neste acontecimento, sendo assim na obra a ideia de trauma, perda e abandono encontra-se presente na história para simbolizar esse facto. Encontra-se ao longo do livro páginas vazias e páginas totalmente pretas, a razão pela qual o autor introduzio estes dois elementos está relacionado com a sua incapacidade de se exprimir e em ultrapassar o acontecimento que o atingiu, colocando assim páginas vazias. Quanto ás páginas todas em preto significa a a quantidade de informação que tem para exprimir e partilhar que a tinta usada pela sua escrita acaba por se sobrepor de tal maneira que cria a ilusão de uma página completamente preta.
Oskar conta a história ao contrário tentando assim reinventar o tempo, voltando para trás antes do 11 de Setembro. O impacto que tem depende de pessoa para pessoa, pois a forma como estas assimilam a informação e a forma como foi criada é sempre diferente. Neste caso, as imagens são essenciais para o autor causar o impacto desejado nos leitores. Com um evento desta natureza o lado visual é bastante importante para que criem imagens nas suas mentes correspondentes com a realidade e sejam confrontados de uma forma forte e verdadeira. O livro apresenta-se como uma reinterpretação do acontecimento do ataque ao World Trade Centre e o seu impacto. As palavras são imagens e a leitura é uma experiência do evento, possibilita reviver o que aconteceu nessa altura de terror.



Luís Miguel Fevereiro 130308114

No comments:

Post a Comment