Tuesday 23 March 2010

The Social Use of Technology

Nos dias 17, 18 e 19 de Abril, a Universidade Católica Portuguesa abriu as portas a um conjunto de conferências intituladas "Arts of Mediation", que contaram com a participação massiva de alunos e professores interessados no tema.

No dia 18, a sala Sony contou, então, com a presença do professor Gonçalo Silva que se debruçou sobre a importância do uso social da tecnologia para comprovar que pode vir a ser útil nas situações mais complexas da nossa vida.

Segundo o orador, a mediação consiste numa moderação por uma terceira pessoa num processo arbitrário. A tecnologia, enquanto elemento de mediação, existe, então, para facilitar o processo de negociação na resolução de problemas. “Online dispute resolutions” ajuda a encontrar soluções em todos os processos, à cooperação entre partes e conjuga os avanços tecnológicos com a componente legal necessária à resolução de conflitos. Com o recurso a plataformas tecnológicas, as duas partes envolvidas numa disputa não precisam duma terceira parte para resolver o problema, uma vez que estas permitem que as pessoas obtenham resultados socialmente justos.
Assim, podemos agrupar nas vantagens da resolução online dos conflitos a aceleração dos processos, a viabilidade económica, a satisfação dos clientes e a não necessária intervenção humana.

A tecnologia tem vindo a influenciar cada vez mais o nosso dia a dia, e permite a facilitação de vários processos. A WEB 2.0 veio facilitar o modo como vemos, estamos no mundo, compramos… cada individuo tem lugar na Web e usa-a consoante os seus objectivos. É acessível, todos podem participar, é de confiança (ou não), é útil e multifacetada.
.
Na mesma hora, também as professoras Patrícia Dias e Susana Abrantes abordaram a temática "The Social Use of Technology", segundo prespectivas diferentes mas complementares.

Joana Jesus
N.130307004

No comments:

Post a Comment