Wednesday 24 March 2010

Richard Grusin na Católica




No dia 17 de Março, Richard Grusin, professor na Wayne State University onde ensina diversos temas como os media, o cinema e estudos americanos, veio à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa dar uma conferência sobre o seu novo livro “Premediation: Affect and Mediality After 9/11”

Tal como o nome indica o autor referiu-se à forma de como as pessoas podem “premediar” eventos futuros. Grusin fala desta “premediação” após a tragédia de 11 de Setembro de 2001. Pois foi apartir desta catástrofe que se deu uma grande mudança nas tecnologias.
Richard Grusin falou de quatro capítulos do seu livro: premediation and security; anticipatory gestures; media theoria e premediation and politics.

Afirma que somos cada vez mais dependentes das novas tecnologias, todavia afirma que estas podem ser um prevenção de eventos futuros tal como referi anteriormente. Daí o autor ter insistido na segurança, pois é com as tecnologias que podemos viver com mais segurança.
Foi um discurso interessante tendo em conta a nossa cadeira de Comunicação Digital, todavia houve alturas onde nos surgiu mais dificuldade em tirar notas devido à rápida leitura de Richard Grusin.

No comments:

Post a Comment