Sunday 21 March 2010

Richard Grusin em Arts of Mediation

Arts of Mediation, título dado a um ciclo de conferências que tomam lugar de 17 a 19 de Março na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica, permite aos alunos de comunicação digital uma rápida associação com o impacto que a tecnologia tem criado na sociedade contemporânea.

Mediation is primer to the condition of subject.
Foi a premissa inicial para a sessão de abertura protagonizada pelo keynote speaker Richard Grusin, professor na Wayne State University. Grusin procedeu a uma apresentação do seu novo livro, intitulado Premediation: Affect and Mediality After 9/11, que de modo geral procura compreender como a catástrofe do 11 de Setembro influenciou a forma como a tecnologia é encarada nas sociedades - uma premediação de eventos futuros.

Citando diversos autores como Walter Benjamim, Freud e Foucault, o professor Richard Grusin salienta conceitos como anticipation e connection. Ilustrando o seu discurso com diversos exemplos, Grusin afirma que muitos dos nossos actos diários são antecipações ou premediações de eventos futuros. Olhamos para o telemóvel na ansiedade de uma mensagem, consultamos e-mails inúmeras vezes, abrimos o Facebook, e o Twitter - actos que Grusin denomina por anticipation of the reply, of the connection: the Mediafilia: gestos de antecipação de uma mediação ainda por acontecer.

Podemos então afirmar que este novo conceito de premediação demonstra, pois a capacidade das redes mediáticas anteciparem determinados acontecimentos, diminuindo, assim, as incertezas e os medos dos indivíduos.
Joana Almeida (T1) - 130307007

No comments:

Post a Comment