Thursday 25 March 2010

Diana Gonçalves e a obra de Foer

Diana Gonçalves, membro do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa, esteve presente na conferência "Literature as Mediation" na qual centrou o seu discurso no tema Imaging Literature.

Tendo como referência um livro de Jonathan Foer, Extremely Loud and Incredibly Close, Diana mostrou a maneira que este autor usou para caracterizar e tratar de uma tragédia como o 11 de Setembro, recorrendo a imagens e outras formas de carácter visual para se exprimir.

A obra de Foer tem como principal narrador um menino de nove anos, Oskar, que perdeu o seu pai no 11 de Setembro. Mas o que pode parecer a história comum a qualquer romance não se aplica neste caso. Foer foi muito para além disso.

O autor quis exprimir a tragédia, a catástrofe, e considerou que a melhor maneira para o fazer seria o recurso a fotografias que conseguissem demonstrar a fragmentaridade da catástrofe. Foer recorre ainda ao uso de páginas em branco como forma de mostrar a sua incapacidade para se exprimir, assim como a vários outros elementos de carácter visual de maneira a melhor traduzir o evento.

Extremely Loud and Incredibly Close não é o típico romance que conta uma história. É muito mais do que isso. É o recurso a elementos visuais, a elementos de multimedia, para transmitir aos leitores sentimentos, emoções, e para que a história demonstrada no livro tenha um maior impacto do que se fosse apenas narrada.

No comments:

Post a Comment