Thursday 25 March 2010

“O melhor modelo jornalístico de sempre!”

Estará o jornalismo tradicional em vias de extinção? Irá o jornal em papel ser substituído pela sua visualização online? Seria, com certeza, uma catástrofe! Ou talvez não... Quem o afirma é Michael Shudson, professor na Universidade de Columbia, que esteve no passado dia 19 de Março na Universidade Católica Portuguesa, encerrando uma conferência com o tema “Arts of Mediation” onde deu uma palestra intitulada News as a Blurred Genre: The Contemporary Transformation of Journalism.

Nesta, o porfessor norte americano reflectiu sobre a problemática da capacidade de sobrevivência do jornalismo tradicional numa época onde predominam as tecnologias digitais e, essencialmente, a Internet. Contradizendo inúmeros pensadores que têm apontado a mesma como a maior ameaça ao jornalismo tradicional, Shudson afirma que nunca o jornalismo foi tão completo e beneficiado.

.

A World Wide Web constituí-se como um ponto de viragem no mundo do jornalismo e possibilitou ainda o aparecimento e a vulgarização do jornalismo amador – outra das preocupações actuais de muitos pensadores. O amadorismo é visto por muitos como um novo tipo de jornalismo que põe em causa a credibilidade do jornalismo tradicional pela sua falta de rigor profissional. No entanto, Michel Shudson afirmou que os amadores funcionam como “co-workers” e permitem uma informação mais rápida, in loco e complementar.

Para Michel Shudson, o jornal em papel, bem como as bases tradicionais do jornalismo não vão desaparecer e o aparecimento da internet, apesar de ter consequências menos positivas como a diminuição das redacções, só veio contribuir para uma “reinvenção do jornalismo” com todos os benefícios tanto para o jornalismo tradicional, bem como para o jornalismo digital.

Shudson, terminou assim um ciclo de três dias de conferência, captando o interesse e atenção de um auditório heterogéneo com a sua visão optimista do panoramo actual do jornalismo.

Natacha Ribeiro nº 130308111

Links Relacionados:

http://www.youtube.com/watch?v=cqNNTdwJ2-4

http://www.paulohenriqueamorim.com.br/?p=24232

2 comments:

  1. Todas as tecnologias apresentam aspectos positivos e negativos no seu uso. A internet não é excepção. Todos temos a plena noção de que a sua criação alterou o modo de agir e de pensar das pessoas. A questão está em saber se sabemos tirar proveito de todas as vantagens que a internet utiliza, em detrimento das desvantagens que também implica.

    Como Michel Shudson afirma, não devemos olhar para a internet como um inimigo do jornalismo. Pelo contrário, a internet pode apresentar-se como um forte aliado da prática jornalística. Claro está que, no seu uso, devemos ter sempre a consciência de que o acesso à internet é, hoje em dia, muito fácil e que muitas pessoas podem colocar informação falsa. Portanto, sempre que se utilizar informação retirada da internet, deve confirmar-se a sua veracidade.

    Considero que a internet veio facilitar a vida a todos nós, e que temos que aproveitar as vantagens que nos dá. E sim, pode haver pessoas que colocam informação falsa, mas acredito que a internet é muito mais um espaço de partilha de experiências, vivências e emoções, e que todos nós, jornalistas ou não, temos que aprender a ver o seu uso como uma mais-valia no nosso crescimento pessoal e profissional.

    Joana Martins
    130308502

    ReplyDelete
  2. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete