Sunday 21 March 2010

Arts of Mediation - Richard Grusin


Na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, os alunos assistiram no dia 17 de Março de 2010, à conferência Arts of Mediation iniciada pelo keynot speaker Richard Grusin, professor na Wayne State University. Ao abordar o seu recente livro Premediation; Affect and mediality in América after 9/11, o autor tenta demonstrar como o 11 de Setembro influenciou a relação da tecnologia com a sociedade, nomeadamente na América e qual o impacto dos media.


O autor aborda na conferência principalmente a temática da “invasão” das tecnologias no espaço privado do ser humano. O facto de começaram a surgir redes sociais, como o twitter, blogs, msn, etc. foi algo “de novo” para a população.


O facto de vivermos num medo constante em relação ao futuro, os novos media ajudam-nos a perceber o que acontecerá em vez de estar focado só no presente e no passado. Torna-se então um ponto fulcral, pois as pessoas já não vivem aterrorizadas e num “medo constante”, dando assim segurança aos cidadãos. O indivíduo pode sempre facilmente utilizar o telemóvel ou aderir à Internet, e-mail etc.


Grusin afirma ainda que, com a premediação podemo-nos sentir seguros e até mesmo prever um determinado acontecimento; mas o facto de estarmos dependentes às tecnologias também traz desvantagens, pois isolamo-nos do espaço exterior, “vivendo assim, apenas no nosso mundo”.


Concluo que Grusin, refere que é através deste novo conceito de premediação, que se pode antecipar determinados acontecimentos, reduzindo assim, os medos do ser humano, assim como também dando segurança a estes.

No comments:

Post a Comment