Sunday 7 March 2010

Aula Nº 8 Turma 2

Na aula nº 8, leccionada dia 4 de Março de 2010, foi apresentado o texto “Do fim do jornalismo à sua reconstrução” de Gustavo Cardoso, que abordava a adaptação dos meios de comunicação tradicionais à nova era digital.

Para este autor, o desenvolvimento da Internet não levará ao desaparecimento dos meios de comunicação tradicionais (rádio, televisão e jornais), uma vez que a maioria da informação consumida continua a provir das redacções jornalísticas.

No entanto, Gustavo Cardoso compreende que a Internet é um meio que fornece suportes para os media tradicionais. Através das novas aplicações é possível ler jornais, ver televisão ou ouvir rádio online. Ou seja, este autor considera que a Internet deve ser encarada como um meio de complementaridade e não como um substituto aos meios tradicionais. Deve então existir uma “metamorfose” dos conteúdos para uma melhor adaptação ao modelo digital da comunicação.

Actualmente existe uma maior possibilidade de aceder e disponibilizar conteúdos devido à massificação dos computadores, não sendo necessários conhecimentos jornalísticos para relatar aquilo que está próximo de nós. Exemplo disso são os blogs, que qualquer um de nós pode criar para disponibilizar informação.

A introdução da Internet alterou ainda a forma como o público se relaciona com os media. Apesar de a Internet disponibilizar conteúdos dos media tradicionais, esta capacidade não deve ser encarada como um obstáculo mas antes como um sistema de complementaridade. Por exemplo, o facto de ter de ficar a trabalhar até mais tarde e não poder acompanhar a minha série favorita na televisão, poderá levar-me a ver na Internet mas não será por isso que esta se tornará um sistema de substituição. Não podemos desta forma considerar que a Internet tenha vindo substituir ou colocar em causa o modelo jornalístico tradicional.
Para Gustavo Cardoso, o fim do jornalismo deve ser repensado, uma vez que não é a oposição entre os media tradicionais e os novos media que poderá trazer problemas à actividade jornalística, mas sim a descrença por parte da sociedade.

Um outro autor, Bourdieu, afirma ainda que é necessário um processo de credibilização dos jornalistas. Para este autor, os jornalistas deveriam trabalhar em função do que o público deve saber e não em função do interesse público.

É ainda defendida a existência de quatro tipos de jornalismo online: sites de notícias, sites de Índice e Categorias, sites de Comentário e Metasites e sites de Partilha e discussão. Para o autor, é nestes sites que nos baseamos para muitas das nossas escolhas, mas continuamos a preferir os meios tradicionais para nos mantermos informados. Segundo o autor, ainda atribuímos mais credibilidade aos meios tradicionais do que aos novos media, onde a fronteira entre publicidade e informação se poderá encontrar mais ténue.

Desta forma, o autor considera que a Internet continuará a ser uma plataforma de complemento para os media tradicionais, uma vez que estes não se encontram ameaçados com o aparecimento desta nova tecnologia.
Ana Rita Barata, nº130307139, Turma 2

No comments:

Post a Comment