Wednesday 17 March 2010

(Re)Mediação de acontecimentos passados, “A Costa dos Murmúrios”

Hoje, dia 17 de Março de 2010, na conferência “Arts of Mediation”, a professora Adriana Martins abordou o assunto da Guerra Colonial com base no filme “A Costa dos Murmúrios” de Margarida Cardoso.

Ao falar deste tema, o principal intuito da professora foi demonstrar como é possível o paralelismo entre visibilidade e invisibilidade da guerra a partir daqueles que não participaram nos conflitos da mesma.

A audiência teve a oportunidade de ouvir uma breve explicação do filme, sendo que este retrata o final dos anos 60 destacando no centro da história a vida de Evita (Beatriz Batarda), uma jovem recém-casada que viaja para Moçambique para acompanhar o marido Luís (Filipe Duarte), que cumpre serviço militar.

Destacou-se algumas cenas do filme para que se apreendesse o que estava a ser comunicado, em particular, dando ênfase às diferentes interpretações da guerra, pelos seus protagonistas directos (Luís) e indirectos (Evita).

Por fim, a forma como o filme reconfigura a narração de um Portugal pós-colonial que não se consegue livrar dos seus “fantasmas” coloniais foi outro aspecto também destacado.

1 comment:

  1. A guerra colonial foi sem dúvida um dos marcos mais importantes na história portuguesa. O facto deste acontecimento ser recordado durante várias vezes por ano, tanto nos media, (entenda-se, televisão, jornais, etc) como no cinema, faz com que este acontecimento não caia no esquecimento da nossa sociedade.

    Mas, por vezes estes filmes não retratam o que aconteceu na íntegra, aliás, tal é completamente impossível, pois cada um viu o acontecimento à sua maneira. Ainda no outro dia estava a conversar com um sexagenário e este dizia-me: "Façam os filmes, documentários, etc que quiserem, mas só quem lá esteve é que sabe o que se passou!"

    Enfim, para uns é o recordar, para outros é uma tortura, para outros ainda, é o dar a possibilidade de saber um pouco mais do passado recente da nossa história.

    ReplyDelete