Sunday 18 April 2010

Arts of Mediation: "A Costa dos Murmúrios" pela Professora Adriana Martins


Nos passados dias 17 a 19 de Março teve lugar, na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, um conjunto de conferências denominadas Arts of Mediation.


É neste âmbito que a Professora Adriana Martins faz referência ao Filme “A Costa dos Murmúrios” de Margarida Cardoso. A história do filme, que é uma adaptação do romance de Lídia Jorge, tem lugar nos anos 60 e retrata a história de Evita, uma rapariga que vai para Moçambique durante a guerra colonial por ser recém casada com Luís que cumpre serviço militar.

A professora Adriana Martins faz uma abordagem sobre a visibilidade e invisibilidade da guerra partindo da perspectiva daqueles que nela não estiveram presentes. Durante a sua conferência a Professora analisa a estratégias cinematográficas que são usadas para representar a guerra colonial de forma diferente, dando ênfase a questões relacionadas com o género.

Para finalizar, a Professora interpreta a forma como o filme faz um retrato de Portugal no período pós-colonial realçando o facto do país não conseguir livrar-se dos seus fantasmas de guerra. Ainda neste seguimento, a Professora Adriana Martins analisa a forma como o filme revela e desmonta a ideologia imperialista da Sociedade Portuguesa.

Inês Matoso nº130307108 Turma 1

No comments:

Post a Comment