Thursday 1 April 2010

Richard Grusin - Premediation: Affect and Mediaty in America After 11/09

Arts of Mediation foi o tema escolhido para o Ciclo de Conferências que teve lugar na Universidade Católica Portuguesa - Lisboa - nos dias 17, 18 e 19 de Março de 2010. Ciclo de Conferências este que contou com a participação de vários oradores, tanto nacionais como internacionais. A primeira conferência ficou a cargo de Richard Grusin, professor na Wayne State University dos EUA, com o tema Premediation, Affect and the Antecipation of Security e onde o mesmo teve oportunidade de apresentar o seu novo livro intitulado de Premediation: Affect an Mediality After 9/11.
Neste livro o autor retrata essencialmente a tecnologia e a comunicação depois dos acontecimentos do 11 de Setembro. Retrata a importância dos media em rede no espaço privado de cada um, uma vez que o poder dos media actualmente é muito maior e bastante diferente daquilo que acontecia há uns anos atrás, tempos antes do Mundo mudar com os atentados às Twin Towers do World Trade Center em Nova Iorque.
A maior preocupação dos media agora é a pré-mediação dos acontecimentos para, de certa forma, nos acalmar quanto aos futuros e possíveis acontecimentos, antecipando-os, dando a conhece-los atempada e antecipadamente, informando-nos das possibilidades de ocorrência. O que hoje em dia é muito trabalhado em redes sociais, nomeadamente no Twitter.
No entanto, nem tudo nesta pré-mediação é bom na medida em que nos causa alguma apreensão e um certo medo. Como também, uma maior dependência das redes sociais e dos media em si.
Maria Andrade 130306072

No comments:

Post a Comment