Saturday 17 April 2010

Aulas 15: As Redes Sociais (14-04-2010, Turma 2)

Na última quarta-feira começámos a estudar um novo tema: o impacto das TICs na Comunicação Interpessoal da actualidade. A Comunicação Interpessoal é a comunicação directa entre duas pessoas, que pode acontecer no âmbito das relações pessoais e/ou profissionais. As duas tecnologias que têm tido maior influência neste tipo de comunicação são as redes sociais e o telemóvel.

Relativamente ao termo "rede" em si, este não traz nada de novo. Já com tecnologias como o Mirc se utilizava este conceito para definir uma comunidade que juntava pessoas com interesses em comum. Mas, enquanto antes as redes estavam mais restringidas pelo tempo e pelo espaço, agora com a Internet estas são facilitadas e surtem um maior efeito nos relacionamentos entre as pessoas. Portanto, um "rede social" não é mais do que um conjunto de relações entre indivíduos, onde é a comunicação que as torna valiosas.


Manuel Castells foi o primeiro a lançar o paralelismo entre uma rede tecnológica (Internet) e a sociedade; ou seja, para ele é a Internet que explica a forma como a sociedade está estruturada. Esta teoria surge pelo facto do teórico observar que há cada vez mais uma sobreposição da rede tecnológica com a social (Exemplos: telemóvel, Internet Wireless, computador portátil, iPhone, Facebook/Twitter/MySpace.)

No final da década de 90, Howard Rheingold foi um dos primeiros a estudar o impacto do telemóvel nas redes sociais. O teórico percebeu que à medida que o número de ligações bidireccionais aumenta, o valor dessas relações também aumenta, uma vez que há um menor esforço para disseminar uma mensagem desde a criação de "grupos" nas novas aplicações.
Por sua vez, Pareto chega à conclusão de que agora são distribuídos menos recursos por um maior número de pessoas, e aplica este princípio - Princípio dos 80/20 - a diversas realidades.

Por outro lado, o psicólogo Stanley Milgram descobre que, em média, um e-mail percorreria seis pessoas até chegar ao destinatário; isto é, aquilo que separa um cidadão comum de outro são só seis pessoas. Contudo, se estivermos a falar da distância entre dois conectores (os componentes mais importantes que favorecem a ligação entre diferentes redes), estes estão separados apenas por duas pessoas do mesmo meio. Esta teoria vem suportar a ideia de que o mundo é realmente pequeno.

Por fim, segundo a Lei de Metcalfe (cerca de 1980), uma rede tem tanto mais valor quanto mais pessoas contem e, por sua vez, é uma mais valia pertencer a uma rede a que a maioria das pessoas pertençam. Para além disso, as redes podem sobrepor-se, complementar-se e aumentar o valor uma das outras. Por exemplo, há pouca mais de três anos, o Hi5 era a aplicação preferencial; mas depois foi totalmente ultrapassada pelo Facebook. Este fenómeno designa-se por "externalidade das redes."
Maria Oliva, nº 130307135

No comments:

Post a Comment