Saturday 17 April 2010

“Arts of Mediation” – Diana Gonçalves: “Imaging Literature: Foer's Extremely Loud and Incredibly Close and the Remediation of 9/11” (18 de Março)

Entre os dias 17, 18 e 19 de Março decorreu o ciclo de conferências sobre Arts of Mediation na Universidade Católica Portuguesa. Durante três dias foram abordadas diferentes temáticas relacionadas com a mediação, apresentadas por professores e teóricos nacionais e internacionais. Destaco o tema LITERATURE AS MEDIATION, nomeadamente a apresentação de Diana Gonçalves intitulada "Imaging Literature: Foer's Extremely Loud and Incredibly Close and the Remediation of 9/11".

O ciclo começou às 11h30, no auditório 1, com a exposição do romance Extremely Loud and Incredibly Close, do escritor americano Jonathan Safran Foer, como exemplo de mediação literária no contexto do 11 de Setembro de 2001.


O livro foi publicado em 2005 e rapidamente se tornou no "New York Times bestseller", exactamente por desafiar as limitações técnicas do romance tradicional. O personagem principal e narrador da história é um rapaz de 9 anos, Oscar Schell, que descobre uma chave que pertencia ao pai, que foi vítima da catástrofe do 11 de Setembro.
Para Foer, o 11 de Setembro foi sobretudo uma experiência visual como consequência das imagens trágicas que passaram na televisão durante meses. Por isso, incorpora esse elemento de saturação dos media no romance, intercalando imagens e um tipografia incomum na narrativa (espaços e páginas em branco).
Outra característica que contribui para o sucesso do livro foi o facto de ter sido um dos primeiros trabalhos americanos cujo principal assunto é o 11 de Setembro. O romance explora ainda questões como a sobrevivência, o luto e o sentido da morte, através das dicotonomias humor e tragédia, invenção e destruíção, vida e morte.
Para ilustrar esta notícia, deixo um link para os mais curiosos e um incentivo para uma futura leitura da obra em questão: http://www.youtube.com/watch?v=zBkvw6LGxSo.
Maria Oliva, nº 130307135

No comments:

Post a Comment