Wednesday 28 April 2010

Arts of Mediation

Nos dias 17, 18 e 19 de Março, na Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, com o apoio da Faculdade de Ciências Humanas, realizaram-se várias conferências no âmbito do tema The Arts of Mediation.

No dia 18 de Março, por voltas das 11h30m, o docente Gonçalo Silva expôs o tema: "Web 2.0 User Generated Mediation".

Na primeira parte da sua exposição, o professor deu-nos um exemplo de como a Web 2.0 pode ser utilizada: a Online Disput Resolution, ou seja, a resolução de casos litigiosos via Internet. Esta nova forma, completamente inovadora, de resolver um processo litigioso utiliza a tecnologia para facilitar a sua resolução. A ODR veio tornar este processo mais rápido, economicamente mais viável, com maior satisfação por parte de quem usufrui deste sistema e não necessita de mediação humana.

A Web 2.0, muitas vezes falada, nos últimos tempos evoca, mais uma vez, a importância da Internet nos nossos dias. Sem esta ferramenta não seria possível falarmos de Sociedade em Rede nem nas enormes possibilidades que esta nos oferece.

O professor Gonçalo Silva chamou-nos a atenção para este facto, apresentando-nos a evolução da Web, de 1.0, para 2.0 e futuramente 3.0 e, de como nós temos vindo a contribuir para esta mesma evolução. A Web 2.0 surge fruto da nossa própria colaboração. Hoje, qualquer pessoa pode produzir conteúdo, modificá-lo, e a partir de outros já existentes recriá-lo. Exemplo disso é a famosa Wikipédia, a Enciclópedia online, que nos permite adicionar informação e modificar aquela que consideramos não estar correcta.

A Web 2.0 veio transformar a forma como trabalhamos, adquirimos produtos e tomamos decisões nos dias de hoje. Nós, enquanto indivíduos, temos a hipótese de fazer parte da Web e de deixar a nossa marca em conteúdos que estarão disponíveis, de forma gratuita, por todo o mundo.

Agora, resta-nos saber o que nos virá trazer de novo a Web 3.0.

1 comment:

  1. Estamos de facto perante uma era de grandes e constantes evoluções tecnológicas, em que o conceito de internet evoluiu e se transformou.
    Através da criação da Web 2.0 a noção de interactividade e feedback associou-se à internet. Nesta "2ª etapa" as mensagens não nos são somente transmitidas, pois podemos produzir e criar os nossos próprios conteúdos.
    Deste modo, observamos que o receptor da mensagem é igualmente o seu produtor,o chamado "prosumer" segundo Castells. Existe então uma enorme interacção e partilha de informação e opiniões entre os vários "prosumers", criando assim uma Sociedade em Rede.
    Esta ferramenta teve de facto um enorme impacto no nosso quotidiano e no modo como gerimos as nossas relações diariamente, exemplos disso são os blogues e redes socias como o facebook e twitter, em que se verifica o empowerment do individuo que pode agora comunicar à escala das massas.Este impacto deu-se tanto a nível pessoal como a nível organizacional.
    Exemplo desta recente mudança na sociedade, é o caso da utilização de blogues como recurso à educação, que acabou por revolucionar o paradigma educacional.

    ReplyDelete