Monday 19 April 2010

Ciclo de conferências “Arts of Mediation”

A conferência “The Mobile Phone as a Tecnology of Premediation”, decorreu no passado dia 17 de Março na Universidade Católica Portuguesa, inserida num ciclo de conferências intitulado Arts of Mediation. A sua oradora foi a professora Carla Ganito que desenvolveu a ideia de que o telemóvel é um elemento de premediação da comunicação.


Carla Ganito apresentou o telemóvel como um objecto que já faz parte do quotidiano da sociedade, uma vez que este preenche muitas das necessidades humanas, sobretudo as comunicativas e emocionais. É ainda um objecto que veio substituir outros, uma vez que tem agenda, alarme, agenda de contactos ou mesmo máquina fotográfica.

A oradora afirmou que o telemóvel é um objecto de premediação uma vez que ao seu utilizador compete a definição da informação que pretende obter e à qual prestar atenção. Depende ainda do seu utilizador a escolha da informação a fornecer, tendo sido dado o exemplo das SMS. Este processo comunicativo permite uma maior ponderação da informação a revelar e permite ainda a escolha do momento da partilha.

O telemóvel tornou-se um objecto banal do quotidiano mas a influência que tem na comunicação é bastante relevante, uma vez que se tornou um objecto de premediação e de negociação da mesma.
Ana Rita Barata - Nº 130307139

No comments:

Post a Comment