Sunday 18 April 2010


Richard Grusin:
Premediation, Affect and the Antecipation of Security

Nos passados dias 17, 18 e 19 de Março a Universidade Católica Portuguesa de Lisboa serviu de palco ao ciclo de conferências: Arts of Mediation. Este evento contou com a presença de oradores não só nacionais como também estrangeiros, cujos discursos focaram a importância e o impacto da mediação tecnológica na sociedade contemporânea.

Richard Grusin, professor na Wayne State University nos EUA, foi o primeiro orador a tomar a palavra. Com o tema: Premediation, Affect and the Antecipation of Security, dedicou-se a apresentar o seu novo livro: Affect and Mediality in America after 9/11, onde destacou a tragédia do 11 de Setembro como factor decisivo de mudança na forma como a sociedade se relaciona com os media e como os incorpora no seu quotidiano.

Utilizando a expressão "gestos antecipatórios de midiafilia", Grusin referiu o porquê de os media serem vitais para a sensação de segurança vivida por parte da sociedade, explicando que esta apropriação dos media pelos indivíduos, traduzida em gestos rotineiros como ver os emails, conferir o telemóvel para ver se há novas mensagens ou consultar a conta no Facebook, lhes permite, de certa forma, premeditar os efeitos de um acontecimento de modo a assegurar a sua segurança e o seu bem-estar.

Esta ideia de antecipar o que poderá vir a acontecer de forma a "prevenir em vez de remediar" associa-se à necessidade vigente da sociedade em controlar o seu meio envolvente para se poder proteger da surpresa e do choque, ao contrário do que aconteceu com a fatalidade inesperada do 11 de Setembro. Assim, esta nova sensação de segurança proporcionada pelos media funde-se, nos dias de hoje, com a dependência dos indivíduos em terem as pessoas e o mundo à distância de um clique.

Maria Malheiro - 130307011 (turma 1)



No comments:

Post a Comment