Sunday 18 April 2010

"We all are journalists today"

" We all are journalists today "! Foi com esta provocação feita perante uma audiência de estudantes de jornalismo, que Michael Schudson chamou à atenção para uma das mais significantes alterações que têm vindo a acontecer no mundo do jornalismo. Assistimos a um esbater das fronteiras que têm definido o jornalismo. Michael Schudson, conceituado professor da Universidade de Colombia, esteve no passado dia 19 de Março na Universidade Católica Portuguesa por ocasião da Conferência Arts of Mediation.

Schudson evidenciou algumas das características que fazem do jornalismo um género cada vez menos nítido e que contribuem para transformações profundas face ao modelo convencional e para a emergência de um novo conceito de jornalismo.

As barreiras fixas, que outrora existiam, entre o escritor e o leitor tendem a desaparecer com a grandeza do universo interactivo da Internet, no qual qualquer um pode publicar as suas próprias notícias. Por sua vez, este favorece ainda uma desconstrução do próprio conceito de notícia e dos seus géneros, levando a uma difícil distinção entre os mesmos. Um outro aspecto apontado pelo professor norte-americano é a possibilidade de uma complementaridade entre o profissional do jornalismo e o amador, podendo este ser como um co-worker do primeiro. Michael Schudson constatou, ainda, o atenuar da distinção entre empresa pública e privada nas empresas de comunicação.

Em suma, o sociólogo norte-americano apresentou-nos a sua interpretação do cenário jornalístico actual, alertando-nos para a efectiva transformação do próprio conceito ‘jornalismo’.



No comments:

Post a Comment