Monday 19 April 2010

Arts of Mediation: Premediation, Affect and Antecipation of Security


Na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, teve lugar nos passados dias 17,18 e 19 de Março, um leque de conferências: Arts of Mediation, cujos temas evidenciaram a importância da mediação tecnológica nos nossos dias.
O professor da Wayne State University, Richard Grusin, foi o primeiro orador desta série de conferências. Abriu a sessão expondo o tema Premediation , Affect and Antecipation of Security, onde refere a influência que os media, principalmente a internet, possuem sob a sociedade contemporânea, e a forma como se relaciona com ela depois da fatalidade do 11 de Setembro. Grusin iniciou esta questão apresentando o seu livro: Affect and Mediality in America after 9/11.


Com este tema o professor foca a teoria da segurança oferecida pelos media neste mundo repleto de informação. Nasce assim um current security regime proveniente de uma constante utilização dos media e redes sociais, como é o caso do facebook e twitter, que se estabelece por meio de uma premediação de um acontecimento. É feita deste modo, uma avaliação dos nossos comportamentos e das nossas acções, que por sua vez irá proporcionar uma sensação de segurança e prazer à sociedade contemporânea.
Surge assim uma ideia de antecipação e prevenção orientada para o futuro cedida pelos media, e que, emergiu devido às necessidades da vida da sociedade actual.
Carolina Sampaio- nº 130307039

No comments:

Post a Comment