Thursday 29 April 2010

A mediação do Telemóvel - 28 Abril, aula 2

O telemóvel faz parte do nosso quotidiano,parecendo-nos bastante simples.No entanto, este aparelho de comunicação possui características próprias que quando o utilizamos não nos apercebemos,e foi isso que abordamos em aula.
O telemóvel possui três características próprias: é pessoal, privado e próximo. Pessoal porque é uma extensão do próprio utilizador,cada um de nós tem o seu próprio número,é no telemóvel que colocamos as nossas fotos pessoais ou os toques que gostamos,acabando este por reflectir o nosso estilo de vida e os nossos gostos pessoais. É privado porque os conteúdos que cada um de nós coloca no aparelho são nossos, são privados, e têm uma carga afectiva, tornando-nos ainda mais próximos desta tecnologia.A última característica do telemóvel é ser próximo, encurtando a distância entre as pessoas,e sempre que precisamos dele está ao nosso alcance.No fundo, o telemóvel é uma extensão do seu utilizador,dos outros,que estão no nosso telemóvel através das imagens,e da relação entre eles,que podem comunicar entre si a qualquer momento.
A comunicação interpessoal era definida como o tipo de comunicação que se realizava face a face.Com a popularização do telemóvel esta definição foi sendo alterada,uma vez que se passou a considerar a existência de comunicação interpessoal mediada.Neste novo tipo de comunicação perde-se a parte visual,e para colmatar esta falha foram criadas algumas estratégias,como os emoticons ou a vídeochamada.A comunicação interpessoal mediada exige ainda um maior esforço por parte dos intervenientes devido a esta falha,pois numa conversa não estamos a ver a expressão do outro nem a forma como está a reagir.Este tipo de comunicação trouxe consigo a comunicação por impulso,instantânea e emocional,pois quando,por exemplo,vimos algo, podemos partilha-la de imediato tirando uma fotografia e enviando por mms.
Dois conceitos também importantes neste estudo são os conceitos de efeito de contágio,que ilustra a obrigação que muitas vezes temos de responder a uma chamada,uma vez que o telemóvel regista tudo,e o conceito de perpetual contact,o contacto permanente que mantemos com as pessoas mais próximas (podemos ter muitos números armazenados na lista telefónica mas a nossa rede íntima, com a qual falamos muito regularmente, é de seis pessoas).
O telemóvel acabou por alterar também as relações,que passaram a ser mediadas e com uma frequência de comunicação maior - é a era do amor líquido (Bauman),um amor mais flexível e adaptável mas também mais superficial,e o telemóvel mantém este amor em movimento.

Carolina Ramos

1 comment:

  1. De acordo com o post de Carolina Ramos, o telemóvel é de facto um meio privado, pessoal e próximo, parece que as pessoas estão todas incutidas dentro do telemóvel e basta carregar num botão verde para conseguirmos falar com elas. Este é sem duvida um grande avanço na tecnologia e nas redes sociais, uma vez que com a introdução do telemóvel estamos sempre contactáveis, dando a entender que a qualquer momento e a qualquer hora podem falar connosco ou nós com os outros.
    Este meio electrónico tem um efeito contagiante, tal como o cigarro é um verdadeiro vício que jamais pode ser esquecido em casa ou no carro. Porém, tal como fumar um cigarro tem os seus riscos (uma vez que pode provocar cancro) o telemóvel deu origem ao afastamento/ isolamento social, isto porque podemos, por exemplo, estar num restaurante com um amigo, familiar ou até mesmo numa reunião, e se o telemóvel toca, a nossa reacção é atendende-lo "ignorando" o nosso acompanhante. O que é certo é que não nos apercebemos disto, pois estamos tão compenetrados com a pessoa que está do outro lado que não percepcionamos que a nossa vida real está a passar-nos ao lado e estamos agarrados a algo que é virtual, não palpável.
    A sua utilidade é tão grande que até já existem carteiras exclusivas para guardarmos o telemóvel. Eu, pessoalmente, sou incapaz de fazer a minha vida sem telemóvel – gosto de estar contactável! - não obstante tento disciplinar-me não utilizando em determinados momentos, como por exemplo durante uma refeição.

    Catarina Girão - 130307142- T.2

    ReplyDelete