Thursday 29 April 2010

Conferência - Arts of Mediation

Conferência – “Arts of Mediation”.

Conferênciado Por: Professor Richard Grusin.

No passado dia 17 de Março, Richard Grussin, Professor da Universidade Wayne State, veio à Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Ciências Sociais – falar sobre as importâncias e o significado dos “media”. Falou durante quase duas horas sobre este tema muito presente no nosso dia a dia.

Grusin, refere que a palavra “Media”, é um vocábulo que significa meios de comunicação e tanto pode ser pela televisão, rádio, jornal, revistas e até por internet. Todos eles têm como principal função, informar e entreter de diferentes maneiras, com conteúdos selecionados e desenvolvidos para seus determinados públicos. Os meios de comunicação de massa podem ser usados tanto para fornecer informações úteis para a população, como para alienar, determinar um modo de pensar, induzindo certo comportamentos e aquisições de certos produtos. Todos os dias existem notícias que estes órgãos de comunicação têm de transmitir ao público para deste modo ficarem a saber o que se passa nacional e mesmo internacionalmente.

Foi com o caso de 11 de Setembro que houve um aumento significativo no tempo em que os “media” se dedicaram a passar esta chocante notícias. Este foi um dos maiores acontecimentos de todos os tempos e teve, novamente, um enorme empacto nas informações on-line, televisivas e radiofónicas. Foi referido no discurso de o Professor Grusin, que num futuro próximo, com uma maior evolução das tecnologias, as pessoas vão começar a conseguir prever os ataques terroristas antes mesmo de eles acontecerem. Diz também que após este drástico acontecimento, a “Pre-Mediation” têm vindo a aumentar.

Cabe aos órgãos responsaveis fiscalizarem que tipo de informação esta a ser veículada por esses meios, como ao receptor das informações ter criticidade para selecionar e internalizar as tais informações que considerar úteis para si, denunciando os abusos aos órgãos competentes.

“Mobile Social Networking”, teve um grande parte na apresentação. Diz-se que a internet (ex: twitter, facebook), a tecnologia do GPS, faz hoje em dia parte da vida de uma pessoa, não sendo importante a idade o sexo e até o estatudo. É uma “diversão” que um individuo tem, criado por si, para deste modo conseguir transmitir com outros do mesmo intresse e comudidades, conseguindo comunicar por toda a parte do mundo, bastanto fazer um simples log-in. O chamando “anticipation of waiting”, palavras usadas pelo professor, são aquelas palavras que qualquer um deve concordar, uns mais que outras, e isto significa que quem têm os tais “social networking”, fica com uma vontade de estar sempre ligado e anseia por receber respostas, ou posts, etc, para as suas páginas pessoais, algumas ficando viciadas “no jogo”, tornaram-se dependentes às tecnologias.

É através da internet que realizamos grande parte das nossas actividades. O telemovél por sua vez, também não deixa de ser um “acessório” indespensável, é a tecnologia que nos permite comunicar a qualquer momento a qualquer lugar. Tudo na vida tem as suas vantagens e desvantagens, tempos e tempos, a cultura acompanha a tecnologia de acordo com o tempo, e isso nota-se significativamente, já que há não tantos anos, nem existia o telefone, quanto mais o computador.

Por fim, é referido o que se chama “Media Love”, uma breve conclusão do que já foi dito anteriormente. É portanto a depêndencia de acordar logo de manhã, ligar o computador, e ver se alguém comentou no “wall” da página social, ex: facebook ou myspace. A tecnologia tem o poder de ser tão viciante quanto álcool e drogas, além de poder destruir relacionamentos pessoais e profissionais. Nós podemos nos sobrecarregar pela tecnologia e sofrer as consequências nos nossos relacionamentos. Como ponto final, a tecnologia avançada está cada vez mais presente em muitos aspectos da vida.

Francesca Valle.

No comments:

Post a Comment