Friday 9 April 2010

Aula 5 (24-02-2010) Sociedade móvel – Continuação

Segundo Castells, a “tecnologia segue diferentes caminhos de difusão de acordo com a idade, género, classe social, raça e cultura e é levada em conta por parte das pessoas dependendo dos seus valores e necessidades”, e é nesta base que temos de pensar nas mudanças que este meio tecnológico, o telemóvel, inseriu na nossa sociedade. Esta nova tecnologia veio em certa medida alterar as práticas sociais de todos os indíviduos inseridos na nossa sociedade. A quem é que já não aconteceu sair de casa e esquecer-se do telemóvel e dar por si a pensar que se sente incompleto? O telemóvel passou, de facto, a ser visto como uma ferramenta essencial para se “viver melhor” e levou a uma mudança social e das práticas quotidianas. Desde que temos telemóvel, é mais díficil perceber se estamos em público ou em privado, e, por conseguinte, também passou a haver uma redefinição do tempo e espaço em que nos encontramos, pois o estar longe de alguém hoje em dia não é estar assim tão longe. A tecnologia móvel, permite-nos estar em permanente contacto com todas as pessoas, gerir tarefas do quotidiano, permanente contacto das redes sociais em que nos inserimos, entre outros. O telemóvel é visto igualmente como um meio que nos dá segurança, pois se acontecer alguma coisa, sabemos que através deste podemos entrar em contacto com qualquer pessoa. O facto de ter várias ferramentas, como jogos, internet, sms’s, é visto como um “canivete suíço”, ou seja, para além de ser cada vez mais completo, pode servir igualmente de companhia a quem se sinta ou esteja mesmo sozinho. Com a evolução tecnológica, este é tomado como uma extensão do indívudo e o facto de escolhermos telemoveis mais caros ou estéticamente diferentes, acaba por nos definir enquanto pessoa. Como em qualquer tecnologia, desta advêm igualmente certos perigos para a sociedade, pois tal como referi anteriormente, se este meio tecnologico tiver um uso abusivo, pode criar habituação ou vicio, pode ter um uso desapropriedado, como por exemplo conduzir e utilizar o telemóvel em simultâneo e descuidar a atenção prestada à condução, ou o facto de cada vez mais se utilizar o telemóvel para filmar os filmes no cinema, o que leva a um declínio do consumo cinematográfico presencial. Podemos desta forma afirmar, que nos encontramos numa sociedade móvel onde apesar de estarmos sempre ligados com outras pessoas nos é possivel manter a liberdade e autonomia. O telemóvel, juntamente com a internet são vistos como uma grande invenção tecnológica do século XX, mas o primeiro permite-nos ter mais mobilidade. Aliás, a internet acabou por se adaptar ao telemóvel e não o inverso.
Pessoalmente, resta-me corroborar com o facto do telemovel ter passado a ser uma parte fundamental na vida de cada indíviduo, uma vez que acaba por ajudá-lo em praticamente todos os aspectos inerentes à sua vida em sociedade.

(Desculpem o atraso no post, mas tive alguns problemas em aceder ao blog)

João Bentinho 130305100 turma 1

2 comments:

  1. Tendo em conta todas as funcionalidades do telemóvel e a consciência de que este é uma ferramenta essencial nos dias de hoje, a questão que eu coloco é "Até que ponto é possível vivermos sem telemóvel?"

    Marta Martinez 130307010 turma 1

    ReplyDelete
  2. Boa questão Marta.

    Poderemos pensar que a sociedade anterior ao fenómeno telemóvel (se assim a poderemos denominar) subsistiu e viveu com tantas ou mais condições do que a sociedade actual. Mas por outro lado, a evolução é algo inerente ao ser humano, e este inserido numa mesma sociedade, acompanha e absorve todos os elementos que esta lhe proporciona. Respondendo à tua questão... Até que ponto é possível vivermos sem telemóvel? Poderiamos, mas não era a mesma coisa!

    ReplyDelete